sobre auzheimer

2250 palavras 9 páginas
Centro Educacional Bom Pastor

Doença De Alzheimer

Volta Redonda: 2013

SUMÁRIO

Introdução 3

Referencial teórico 3

Definição 4

Causa 4

Sintomas 4

Diagnóstico 4

Tratamento 4

Conclusão 5

Bibliografia 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema a Doença de Alzheimer acontece inicialmente à parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Que aparece com frequência a partir da maior idade 60 anos. Porem pode atingir inicialmente outras regiões do cérebro, comprometendo outras funções. A causa da doença ainda é desconhecida e, embora ainda não haja medicações curativas sabe se que é uma doença neuro-degenerativa e já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior.

Referencial Teórico
A Doença de Alzheimer foi descoberta por Alois Alzheimer, médico alemão em 1906, através de uma paciente de 51 anos, que apresentava delírios, alterações de linguagem, de memória e ciúmes doentios do marido. Após quatro anos e meio, veio a falecer com sintomas avançados de demência. Uma vez feito o exame anatomopatológico, pelo Dr.Alzheimer, foram observadas placas senis e lesões no interior dos neurônios distribuídos pelo córtex cerebral. Sabe-se que a Doença de Alzheimer afeta todos os grupos da sociedade, não tendo influência a classe social, o sexo. Embora seja mais comum em pessoas idosas, também as pessoas jovens podem ser afetadas.

DEFINIÇÃO
A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenera, isto é, que produz atrofia progressiva, com início mais frequente após os 60 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
CAUSAS
As causas ainda não são conhecidas, Existem várias teorias que procuram explicar a causa da doença de Alzheimer, mas nenhuma

Relacionados

  • Células-tronco
    722 palavras | 3 páginas
  • Celula tronco
    1319 palavras | 6 páginas
  • Células tronco
    1257 palavras | 6 páginas
  • Embriologia
    8617 palavras | 35 páginas