Sobre as emoções: diferenças entre os gêneros

Páginas: 52 (12882 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro




Sobre as emoções: diferenças entre os gêneros


25 de fevereiro de 2013
Sobre as emoções: diferenças entre os gêneros.

Emoção, numa definição mais geral, é o impulso neural que move o organismo para uma ação. Embora a emoção diferencie-se do sentimento, sendo este as informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações quevivenciam, e por isso um estado psico-fisiológico, o sentimento é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal, produzindo uma mudança fisiológica que se acresce à mudança psico-fisiológica. Sendo assim, podemos dizer que o sentimento é uma consequência da emoção com características mais duráveis.
Ao se encontrar numa situação onde é submetido aoextremo de suas emoções, o ser humano apresenta algumas reações físicas involuntárias para demonstrá-las. Sentimentos, bons ou ruins, são parte do cotidiano de uma pessoa. Sendo assim, é natural que quando em estado de alegria um indivíduo ria, e quando em estado de tristeza, chore. No entanto, a personalidade, a cultura na qual foi criado e outros fatores interferem no modo como cada ser humano deixatransparecer suas emoções.
O riso, resposta fisiológica ao humor, é objeto de estudo de diversos artigos científicos. Frequentemente associado a questões de saúde, como uma espécie de “remédio natural”(“um mecanismo de resistência vital e que nos proporciona uma saída catártica para enfrentar o estresse, a humilhação, a vergonha, a dor e o sofrimento”), o riso é também tratado por muitospesquisadores como objeto que tem como propósito fazer e fortalecer as relações humanas. Estudiosos como Kant e Bergson também ocuparam-se do riso, bem como Freud, que tratando pelo lado da psicanálise escreveu um livro sobre as piadas e sua relação com o inconsciente.
O choro, por sua vez, ocorre em sua maioria como resposta fisiológica a situações que evoquem sentimentos ruins. Nada mais é,portanto, do que o mecanismo do corpo de transparecer emoções como a tristeza, o medo, a raiva ou a dor. Apesar de ocorrer principalmente diante de sensações ruins, o choro também aparece em situações de extrema alegria ou após um grande acesso de risos. A origem do choro emocional, aquele que não é produzido com um estímulo físico (como cortar uma cebola ou um cisco cair no olho do indivíduo) e que nãopossui propósito específico, é o que intriga a maior parte dos cientistas. A hipótese mais plausível, segundo o oftalmologista espanhol Juan Murube Del Castillo, da Universidade de Alcalá, em Madri, é que o choro tenha surgido antes da língua falada, como uma expressão mímica para comunicar a dor.
Historicamente, homens e mulheres são tratados (e por isso se comportam) de forma bastante diferenteum do outro. Embora estejamos em um período onde muito se discute sobre igualdade entre os gêneros, reflexos de uma sociedade arcaica ainda interferem no modo como são criados. Enquanto os homens são de certa forma preparados para gerenciar uma família, obter empregos para sustenta-las e assim por diante, as mulheres são desde pequenas influenciadas para servir à família, cuidar das crianças e dolar. Prova disso é o modo como são presenteados, durante a infância: o pequeno menino recebe, em seu aniversário, carrinhos e jogos que simulam uma cidade, de forma a prepara-lo para o mundo; a menina ganha bonecas e panelinhas, pois o natural é que futuramente se encarreguem dessas funções na casa.
Desde a época onde homens deveriam chegar de seu emprego e encontrar a casa arrumada e suaesposa na cozinha preparando o jantar, vem a crença de que , também, os homens deveriam manter suas emoções e seus sentimentos fora de vista, enquanto as mulheres poderiam expressa-las livremente.
Essa pesquisa busca investigar, ainda nos dias de hoje, vestígios dessa sociedade na qual as diferenças entre os gêneros afetavam os modos de demonstrar sentimentos. Será o homem uma criatura mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As emoçoes e os generos
  • Diferença de generos
  • Diferenças de gêneros
  • Diferença entre gêneros
  • Diferença entre tipos e gêneros textuais
  • Diferença de gênero no atletismo
  • As diferenças de comportamento e apredizado entre os gêneros
  • DIFERENÇA SALARIAL ENTRE GENEROS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!