Sobre as causas dos rendimentos acadêmicos insatisfatórios

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Sobre as causas dos rendimentos acadêmicos insatisfatórios
INTRODUÇÃO
Sou aluno calouro na UFOP e, apesar da idade já um pouco avançada, estou feliz e satisfeito por ter adentrado numa Universidade pela primeira vez, e usufruir da oportunidade do conhecimento “in loco” do mundo que eu somente conhecia por meio do contato com os egressos daqui e de outras universidades. Conheço principalmente osprofessores do Ensino Fundamental da rede Municipal de Belo Horizonte, médicos, engenheiros, arquitetos e técnicos químicos, amigos meus, que estão procurando a graduação devido às brutais diferenças salariais entre os profissionais de nível técnico e os graduados em cursos de nível superior.
As causas dos rendimentos acadêmicos insatisfatórios são muitas e este baixo rendimento citado afeta nãoapenas os que sentem dificuldade em avançar na graduação acadêmica escolhida mas também aqueles que se graduam e passam, a partir daquela data, a exercer a profissão e aplicar os conhecimentos – bem ou mal – adquiridos junto à sociedade, seja no serviço público ou no “mercado” via empregos na iniciativa privada ou que se estabeleçam como profissional liberal ou empresário.
As consequências dosrendimentos acadêmicos insatisfatórios refletem em toda a sociedade, influenciam sobremaneira e, de certa forma, terminam por moldar o futuro e os destinos das nações e da humanidade. Escrevo procurando proporcionar subsídios a uma reflexão que julgo de suma importância.
A ACADEMIA
Entidade cujo nome vem do grego, devido à transmissão do conhecimento e da ética a serem seguidos na procura do modode bem viver em comunidade e entre cidades-estado, ministradas por Platão, que fundou sua própria escola de filosofia, nos jardins construídos pelo seu amigo Academus. Esta entidade Academia denomina-se o locus do conhecimento devido ao fato de conglomerar num mesmo local os seres humanos que mais avançaram na busca e na continuidade da construção do conhecimento. Isso confere às Academiasaproximadamente 2400 anos de existência gerando o saber e formando cientistas e profissionais que trabalham e pesquisam em diversos setores, tentando inovar, inventar e realizar empreitadas com o objetivo de melhorar a vida do ser humano, ou a própria vida.
De acordo com Robert Goodin, as instituições são padrões organizados de normas, papéis socialmente construídos e condutas socialmente prescritasque se esperam de quem desempenha tais papéis, criados e recriados com o passar do tempo. [1]
O decorrer do tempo e as tentativas de modernização e adequação à evolução humana ocasionou a remontagem e remodelagem da Academia inúmeras vezes e, como resultante destas transformações, temos hoje a entidade norteada por regras estritas e regulamentos rígidos que direcionam e delimitam sua atividade eseu campo de atuação. Regras e regulamentos necessários, devido à instabilidade e complexidade de comportamentos que as diversas ideologias disponibilizam aos seres humanos, dentre estes, os estudantes com rendimentos acadêmicos insatisfatórios, quase sempre, vítimas do sistema.
Existe a possibilidade de que a rigidez destas Leis, Resoluções, Portarias, Regulamentos tenha acorrentado demasiadamenteas aspirações de muitos dos acadêmicos. Refiro-me àqueles que sonham com uma Educação-Ensino como processo único e ininterrupto a ser incentivado, promovido e realizado durante toda a vida do indivíduo, num processo que aconteça de forma não fragmentada, cuja responsabilidade está atualmente a cargo de entidades federadas diferenciadas, ocasionando diferentes maneiras de promover a formação dascrianças e dos jovens. Esta diferenciação se dá, devido a fatores econômicos do ente federado ou município, localização e cultura do ente federado na heterogeneidade das nossas mega-regiões, políticas públicas educacionais diferenciadas, falta de autonomia da Escola e muitas outras mazelas que afetam negativamente e corroem nosso Sistema Público de Educação-Ensino em todos os níveis.
De acordo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avalição do rendimento acadêmico
  • Imposto sobre o rendimento
  • Irs
  • Imposto sobre o rendimento social
  • exercícios sobre rendimento do motor
  • Causa sobre reintegração de posse
  • Sobre a causa de pedir
  • APOSTILA SOBRE ANALIZE DE CAUSAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!