SOBRASA

Páginas: 4 (950 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014





O EPA é um projeto escolar proporcionado pelo governo, que tem como objetivo promover conhecimentos sobre os patrimônios culturais e históricos da sua cidade. Escolhemos participar desteprojeto a fim de aumentar nosso índice cultural e histórico regional, e transmitir todo esse aprendizado que obtemos para todos que se interessarem pelo assunto tratado.
Para desenvolvimento doprojeto escolhemos aprofundarmos no Hospital SOBRASA de Teixeira de Freitas, retratando sua história e desenvolvimento até os dias atuais, anexando fotos antigas e atuais deste patrimônio. Através de umdebate do grupo, escolhemos este patrimônio por quê foi o primeiro Hospital de Teixeira de Freitas, assim trazendo consigo uma grande carga histórica e cultural, e um grande marco na história da saúdedessa mesma cidade.






Dona Mariinha e seu marido Dr. Rafael -in memorian-, grande pilar para formação do Hospital SOBRASA
Conheceram-se em Belo Horizonte, se casaram em 1941 após ele ter seformado em medicina. Após alguns anos de casados foram morar em Nanuque, Minas Gerais, onde fundaram o Hospital Santa Cruz, tempos depois venderam o Hospital e voltaram para Belo Horizonte. Em 1971vieram para um povoado de Alcobaça, com aproximadamente 4 mil habitantes, atualmente Teixeira de Freitas. Montaram um Hospital Piloto, enquanto o SOBRASA estava sendo construído.
Após sua construçãoDona Mariinha procurou aprofundar-se nas especializações clínicas, enquanto o seu esposo viajava para comprar equipamentos e aparelhagens para o hospital. Era ela também secretária de seu esposo, oprimeiro médico de Teixeira de Freitas.
Dona Mariinha foi taxativa ao afirmar que o grande problema da saúde brasileira é a educação da população. Segundo ela 99% das pessoas que procuram atendimento nohospital poderiam estar sendo atendidos em consultórios ou nos postos de saúde.




Dr. Rafael e Dona Mariinha, colocando a pedra fundamental do SOBRASA
O SOBRASA (Sociedade Brasileira de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!