Sobra alimentação bebe - coletania da internet

Páginas: 12 (2901 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
Sobre Alimentação do Bebe
* A Amamentação ao Seio
Dia após dia, durante nove meses, o corpo materno construiu milhares e milhares de células para dar forma e vida a um bebê. Uma tarefa complicada e que não termina com o nascimento. De agora em diante, e durante muitos anos, o crescimento e o bem estar de seu filho dependem de você. Uma responsabilidade que os pais nos dias atuais podemenfrentar com muito mais serenidade e segurança, graças aos contínuos progressos da medicina, da psicologia e da ciência da nutrição. Como podemos cuidar para que nosso bebê cresça forte e em boa saúde, longe de doenças e outros distúrbios? A melhor resposta está em uma alimentação correta desde os primeiros dias de vida. É dos alimentos que o seu bebê pode receber todas as "matérias primas" queconstroem as bases de um organismo saudável. Durante a gravidez, você certamente já aplicou este princípio optando por uma alimentação rica em sais minerais e vitaminas, evitando comer comidas gordurosas e açucares, dosando atentamente as proteínas e carboidratos. Agora, não resta que continuar. E mais uma vez, a natureza vem nos ajudar, oferecendo o alimento mais simples e perfeito de iniciar onutrimento de seu bebê: o seu leite. Pediatras e nutricionistas são unânimes: não existe alimento melhor para um recém nascido que o leite materno. Não só porque contém todas as substâncias essênciais que garantem o seu crescimento como também garante importantes fatores protetivos que influenciam positivamente na saúde futura de seu filho.
Suas várias composições: o leite materno é um alimentobiologicamente apto para o ser humano. Está sempre pronto, sempre fresco, sempre quente. Mas não tem sempre a mesma composição. Para melhor se adaptar às necessidades de crescimento de um recém nascido, ele modifica a sua "fórmula" com o passar do tempo, o que o torna um alimento único e inigualável. Nos primeiros dias de vida, antes da chegada do leite definitivo, o seu bebê se alimentará decolostro, um leite denso e amarelado, chamado de "primeiro leite". É um leite repleto de substâncias nutritivas, rico em proteinas e sais minerais, importante para os primeiros dias de vida, quando o bebê deve se adaptar ao novo mundo externo e precisa compensar a perda de peso (lembra?) para iniciar bem o seu crescimento. E além disso, o colostro vai fornecer ao seu bebê determinados anticorpos que sãosubstâncias de defesa para protegê-lo da possível agressão de germes e virus. Próximo ao terceiro ou quarto dia, o colostro modifica seu aspecto tornando-se mais claro e cremoso. É o leite de transição que serve para ir acostumando o bebê ao leite definitivo que virá a seguir. Aos poucos, diminuem as proteinas e aumenta o conteúdo de açucares, indispensável para o crescimento dos tecidoscerebrais, e de gordura que se transformam em energia. Ao completar 10 dias, o seio materno produzirá finalmente o "leite perfeito", mais flúido e de sapor doce. Como tem um aspecto mais aguado, muitas mães podem pensar que o seu leite ficou "pobre", mas fique tranquila, seu leite oferece ao seu filho tudo o que ele precisa e da forma mais equilibrada possível.

As Substâncias Nutritivas do LeiteMaterno
Estudando a composição do leite materno, verificamos que ele é uma importante fonte de água, que constitue 87% de seu total, o que garante o equilíbrio hídrico do organismo do bebê. Em segundo lugar, o leite materno é uma excelente fonte de energia, fornecendo em média 700 calorias por litro. Outras substâncias nutritivas compõem o leite materno, como as proteinas (que são consideradas os"tijolos" usados pelo organismo no crescimento de céluclas e tecidos); os açucares (principalmente a lactose, responsável pelo desenvolvimento do cérebro humano, pela proteção contra germes e vírus, e pela absorção do cálcio fundamental para o crescimento ósseo da criança); as gorduras (que servem para o desenvolvimento das células do sistema nervoso); e as vitaminas e sais minerais (o leite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alimentação para bebes
  • alimentação do bebe
  • Alimentacao bebes
  • Alimentação em relação ao sexo do bebê
  • Alimentação Complementar do bebê
  • Coletânia
  • Coletania
  • Bebe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!