Soberania e Pré-Sal

Páginas: 44 (10769 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2015

COPPE/UFRJ

“TCC”
Trabalho de Conclusão de Curso

Soberania e Pré-Sal



Pós Graduação Executiva em Petróleo & Gás

24 Março de 2011 / 15 de Março de 2012
26ª Turma

Coordenador: Suzana Kahn Ribeiro

Luciana Silva Alves


ANEXO II




SOBERANIA E PRÉ-SAL



LUCIANA SILVA ALVES


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBMETIDO AO CORPO DOCENTE DO MBE/COPPE/UFRJ COMOPARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBP – POS GRADUAÇÃO EXECUTIVA EM PETRÓLEO E GÁS.



Aprovada por:


________________________________________________
Coordenadora: Suzana Kahn Ribeiro, D.Sc


________________________________________________
Vice - coordenador: Márcio S.S. Almeida,Ph.D.



Nota: ______________




RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL
MAIO/2012





























Dedicatória:
Dedico este trabalho a Alice e Isabel, minha força para lutar pelo futuro.























Agradecimentos:

Agradeço aos meus colegas de curso e aos mestres por toda a troca de informações e experiências, e aoGuilherme pelo suporte com as meninas.






























Epígrafe:
"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais”
Gilberto Freire

ANEXO III


Resumo do Trabalho apresentado à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do Diploma de Especialização em MBP. Pós Graduação Executiva emPetróleo e Gás.






SOBERANIA E PRÉ-SAL








LUCIANA SILVA ALVES

Maio/2012


Orientadores: Profª Suzana Kahn Ribeiro







RESUMO


O presente estudo propõe uma análise histórica da indústria do petróleo no Brasil sob a ótica da soberania, do interesse público, e da evolução regulatória culminando com os desafios do pré-sal, as oportunidades decorrentesde sua exploração e como aproveitá-las em prol do desenvolvimento nacional.
Nosso país, neste momento está diante de grandes desafios decorrentes da exploração dos campos petrolíferos do pré-sal, que coroam a jornada brasileira iniciada na década de trinta rumo à independência energética e inserção na linha de frente da indústria mundial do petróleo.
A criação da Agência Nacional do Petróleo quetem como escopo promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades da indústria do petróleo, seu desenvolvimento e seus desafios, e como a sua criação resultou de uma evolução regulatória no Brasil também será exposto neste trabalho.
O fomento à indústria e à formação profissional em todas as áreas da cadeia produtiva do petróleo e gás deve estar priorizado nos planosestratégicos nacionais. As rendas extraordinárias oriundas do petróleo constituem uma alavanca para o desenvolvimento nacional, como aconteceu em diversos países do primeiro mundo, mas guardam também, riscos de malversação de recursos o que em suma, causaria a perda da oportunidade de incremento extraordinário no desenvolvimento pátrio.
Estes desafios passam por opções estratégicas e delimitação dosobjetivos e metas de desenvolvimento nacional e necessariamente com alocação massiva de recursos nas áreas de educação básica e profissionalizante.
O desenvolvimento sustentável da indústria petrolífera nacional e o estímulo à entrada das médias e pequenas empresas na cadeia de fornecedores integra a corrente virtuosa que se pretende implantar em nosso país.Palavras-chaves: Pré-sal, interesse público, soberania, regulação
abstract
The present summary proposes a historical analisys of the Oil Industry in Brazil. The approaches chosen for this study are sovereignty, public interest, and regulation development.
How it will challenge the pre-salt, and the opportunities that will results of its exploration. And how to take advantage of the resources,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SOBERANIA LIMITADA DOS DIREITOS DO MAR E A INSEGURANÇA JURÍDICA DO PRÉ-SAL
  • pré-sal
  • pre-sal
  • pré-sal
  • Pré
  • o pre sal
  • Pré-sal
  • pré-sal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!