Soalismo x capitalismo

2498 palavras 10 páginas
ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISMO) X PLANEJAMENTO CENTRAL (SOCIALISMO)
Para entendermos a divisão política e econômica, entre economia de mercado e planejamento central, antes de tudo e necessário saber como o capitalismo e o socialismo se enfrentaram.
A guerra fria deve ser entendida como a disputa entre duas superpotências. Contudo, foi uma disputa não declarada. Cada uma das nações procurava ampliar suas áreas de influencia sobre o mundo, foi também uma disputa ideológica, isto é, em que se defrontam os dois tipos de organização econômica, política e social: o capitalismo e o socialismo. A grande disputa teve inicio a partir de uma declaração de Truman, presidente dos Estados Unidos, em 1947, o presidente declarou que iria fornecer ajuda militar ao governo grego na luta contra as guerrilhas socialistas e que iria, desse modo, procurar conter o avanço da influencia socialista.,estabeleceu-se, a partir desse momento, um clima de competição, entre duas grandes superpotências. Estados Unidos e União Soviética. Os Estados Unidos por sua vez, apoiava as ideia capitalistas, já a União Soviética as ideias socialistas. Com isso, esses dois países travaram uma guerra chamada Guerra Fria, que foi um conflito ideológico entre EUA defendendo o lado capitalista e URSS com os ideais socialista. Esse conflito é chamado ideológico, pois esses dois países não brigavam diretamente e sim, por meio de outros países e por seus avanços em diversos ramos.
O capitalismo tem como objetivo a acumulação de capital (dinheiro) através do lucro. No capitalismo, temos estabelecido o domínio total ou parcial de todos os meios de produção, independentemente do segmento, como fazendas, indústrias, comércio; desenvolvidos pela iniciativa privada. O mercado é controlado pela livre concorrência e pela competição. Altos investimentos de capitais privados são direcionados ao desenvolvimento de setores produtivos, e a sociedade se organiza em classes: uma integrada pela elite, proprietária dos

Relacionados