SO_Cap1

924 palavras 4 páginas
1. Como seria utilizar um computador sem um Sistema Operacional? Quais são suas duas principais funções?
Sem o Sistema Operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. Duas principais funções: facilidade de acesso aos recursos do sistema e compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida.

2. Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito?
O conceito de máquina virtual é quando o usuário pode enxergar a máquina como sendo apenas o Sistema Operacional, ou seja, como se o hardware não existisse.
Vantagem: é a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente. Pois deixava de existir a necessidade de o programador se envolver com a complexidade do hardware para poder trabalhar. A parte física do computador tomou-se transparente para o usuário.

3. Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas.
O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, onde inicialmente existem dois níveis: hardware (nível 0) e Sistema Operacional (nível 1).

4. Quais os tipos de Sistemas Operacionais existentes?
Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, sistemas multiprogramáveis ou multitarefa e sistemas com múltiplos processadores.

5. Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?
Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente, subutilização de alguns recursos.

6. Qual a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?
Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à

Relacionados