SMTP

Páginas: 4 (812 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
2.4.1 – SMTP
O SMTP, definido no RFC 5321, está no coração do correio eletrônico da Internet. Como mencionamos antes, esse protocolo transfere mensagens de servidores de correio remetentes paraservidores de correio destinatários. O SMTP é muito mais antigo que o HTTP. (O RFC original do SMTP data de 1982, ele já existia muito antes disso.) Embora tenha inúmeras qualidades maravilhosas, comoevidencia sua ubiquidade na Internet, o SMTP é uma tecnologia antiga que possui certas características arcaicas. Por exemplo, restringe o corpo (e não apenas o cabeçalho) de todas as mensagens decorreio ao simples formato ASCII de 7 bits. Essa restrição tinha sentido no começo da década de 1980, quando a capacidade de transmissão era escassa e ninguém enviava correio eletrônico com anexos volumososnem arquivos grandes com imagens, áudio ou vídeo. Mas, hoje em dia, na era da multimídia, a restrição de ASCII de 7 bits é um tanto incômoda – exige que os dados binários de multimídia sejamcodificados em ASCII antes de ser enviados pelo SMTP e que a mensagem correspondente em ASCII seja decodificada novamente para o sistema binário depois do transporte pelo SMTP. Lembre-se da Seção 2.2, na qualdissemos que o HTTP não exige que os dados de multimídia sejam codificados em ASCII antes da transferência.
Para ilustrar essa operação básica do SMTP, vamos percorrer um cenário comum. Suponha queAlice queria enviar a Bob uma simples mensagem ASCII:
1. Alice chama seu agente de usuário para e-mail, fornece o endereço de Bob (por exemplo, bob@someschool.edu), compõe uma mensagem e instrui oagente de usuário a enviar a mensagem.
2. O agente de usuário de Alice envia a mensagem para seu servidor de correio, onde ela é colocada em uma fila de mensagens.
3. O lado cliente do SMTP, quefunciona no servidor de correio de Alice, vê a mensagem na fila e abre uma conexão TCP para um servidor SMTP, que funciona no servidor de correio de Bob.
4. Após alguns procedimentos iniciais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Smtp
  • Smtp
  • Smtp
  • SMTP
  • SMTP
  • Protocolo smtp
  • Transporte smtp
  • Protocolo smtp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!