SMQS Prevenção ao Acidente de trabalho.

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Universidade do Grande Rio
Curso: Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos.
Período: 3º
Matéria: SMQS (Segurança, Meio ambiente, Qualidade e Saúde.)Profº Alexandre Araújo
Aluna: Angélica Rocha de Oliveira Mat: 1003279
No conteúdo a seguir será abordado a problemática da Mulher no mercado de trabalho e o Trabalho Infantil no Brasil. Pois são diversas as desigualdades existentes nasociedade brasileira. As mais evidentes refere-se às relações de gênero, menos relacionada à questão econômica e mais ao ponto de vista cultural e social, constituindo, a partir daí, as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de espaços variados, seja na família, na escola, igreja, nos movimentos sociais e o trabalho infantil que é muito mais comum do que pode parecer e estápresente, diariamente, diante de nossos olhos, em suas diversas formas, tanto em ambientes privados quanto públicos. enfim, na vida em sociedade.
Introdução.
É inegável o crescimento das mulheres dentro do mercado de trabalho. Ano após anos elas conquistam maiores salários e melhores cargos. Mesmo assim ainda são homens que ocupam a maioria dos cargos de liderança. Nas últimas décadas do século XX,presenciamos um dos fatos mais marcantes na sociedade brasileira, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais. Em razão do avanço e crescimento da industrialização no Brasil, ocorreram a transformação da estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas defecundidade nas famílias, proporcionando a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. E o trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam areceber remuneração alguma. Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra.
Trabalho da Mulher no Brasil.
Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) realizada pelo IBGE em 2007, a população brasileira chega a quase190 milhões de brasileiros, com a estimativa de 51% de mulheres. Segundo dados do IBGE de 2000, a PEA (População Economicamente Ativa) brasileira, em 2001, tinha uma média de escolaridade de 6,1 anos, sendo que a escolaridade média das mulheres era de 7,3 anos e a dos homens de 6,3 anos.Uma constatação recorrente é a de que, independente do gênero, a pessoa com maior nível de escolaridade temmais chances e oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. Conforme estudos recentes, verifica-se, mesmo que de forma tímida, que a mulher tem tido uma inserção maior no mercado de trabalho. Constata-se, também, uma significativa melhora entre as diferenças salariais quando comparadas ao sexo masculino. Contudo, ainda não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelastrabalhadoras no acesso a cargos de chefia e de equiparação salarial com homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações. Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupações das mulheres no mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde. Mas o contingente das mulheres trabalhadoras mais importantes estáconcentrado no serviço doméstico remunerado; no geral, são mulheres negras, com baixo nível de escolaridade e com os menores rendimentos na sociedade brasileira. O total das mulheres no trabalho precário e informal é de 61%, sendo 13% superior à presença dos homens (54%). A mulher negra tem uma taxa 71% superior à dos homens brancos e 23% delas são empregadas domésticas. Necessariamente, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança no trabalho e prevenção de acidentes.
  • Prevenção de acidentes de trabalho em hospitais
  • Análise e prevenção de acidentes de trabalho
  • Prevenção de acidentes no trabalho
  • Prevenção de acidentes do trabalho
  • A prevenção do acidente de trabalho com os epi's
  • Prevenção de acidentes no trabalho
  • Segurança no trabalho : prevençao de acidentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!