SMOG PAULISTANO GEST O AMBIENTAL

444 palavras 2 páginas
SMOG PAULISTANO
1- Explique o tipo de smog que ocorre em São Paulo, ressaltando um agravante.
Em São Paulo, nós temos o SMOG, que nada mais é que a junção de SMOKE (fumaça) + FOG (névoa), para piorar um pouco mais o nome, na verdade chama-se SMOG fotoquímico, uma névoa formada da mistura de poluentes secundários criados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e alguns compostos orgânicos voláteis, liberados durante a queima incompleta e na evaporação de combustíveis e solventes. Esse material reage na presença dos raios ultravioleta do Sol gerando o ozônio, um dos poluentes que mais contribuem para os baixos índices de qualidade do ar nos grandes centros urbanos.
Por esses dias, a umidade do ar cidade de São Paulo atingiu o valor crítico de 30%, o efeito é agravado ainda mais pela grande concentração de material particulado que paira na atmosfera e que tem tornado os dias dos paulistanos cada vez mais irrespiráveis.
Apesar da baixa umidade ser comum nessa época do ano, as péssimas condições da atmosfera na Grande São Paulo estão altamente favorecidas pela intensa poluição do ar, agravada em grande parte pela maior circulação de automóveis. Estudos realizados evidenciaram que a utilização do álcool na matriz energética também influenciou a relação dos compostos orgânicos emitidos para a atmosfera, colaborando ainda mais com o problema.

2- Quais os tipos de poluentes existentes no smog fotoquímico? Descreva-os
O smog fotoquímico, que se origina a partir dos óxidos de nitrogênio, em muitas cidades, é mais importante que o smog baseado no enxofre, particularmente as de grande população e densidade de veículos. Ele consiste de gases, como o ozônio, e de uma fase aquosa contendo compostos orgânicos e inorgânicos solúveis em água na forma de partículas suspensas. Em contraste com os “smogs de Londres”, que são de natureza química redutora devido ao dióxido de enxofre, os smogs fotoquímicos são oxidantes. - NOx; - Gases de ozônio; - Compostos orgânicos; -

Relacionados