Smfoakaos

7298 palavras 30 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E
TECNOLOGIA DE RONDONIA
CAMPUS ARIQUEMES
Disciplina: Produção Vegetal III

SILVICULTURA I

Prof. Dr. Luciano Reis Venturoso

Ariquemes – RO
2012

1. INTRODUÇÃO A SILVICULTURA
O termo silvicultura provém do latim, silva (floresta) e cultura (cultivo de árvores), tendo sido definida de várias formas:
Ford-Robertson (1971) considera a silvicultura, como a ciência e arte de manipular um sistema dominado por árvores e seus produtos, com base no conhecimento da história da vida, e as características gerais das árvores e do sítio.
Lamprecht (1990) define a silvicultura, como sendo o conjunto de todas as medidas tendentes a incrementar o rendimento econômico das árvores até se alcançar quando menos, um nível que permita um manejo sustentável.
Segundo Oldman (1990), silvicultura, é uma arte de planificação em longo prazo, com base em informação detalhada sobre as características da floresta com vista a alcançar o estado desejado.
De modo geral, tem-se enquadrado a silvicultura com a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais no intuito de satisfazer as necessidades do mercado e promover o manejo racional das florestas de modo a tornar a atividade economicamente rentável.

1.1. SUBDIVISÕES
A silvicultura subdivide-se em silvicultura clássica e silvicultura moderna
(Lamprecht, 1990). A clássica opera quase exclusivamente com as florestas naturais, recorrendo às forças produtivas decorrentes do sítio, e os seus limites são determinados pela necessidade de não ameaçar a estabilidade natural, condicionada pelo ecossistema. A silvicultura moderna opera quase exclusivamente com as florestas plantadas, sendo o mais independente possível do sítio natural, isto é, em um meio artificialmente mantido.
Ambas as subdivisões tem por objetivo fundamental, a produção de madeira. Porém, a silvicultura moderna além de produzir madeira, assume outras funções tais como: bens e

Relacionados