sloshing em FPSO

591 palavras 3 páginas
Modelagem e Simulação do FPSO Para a modelagem do FPSO utilizaremos o mesmo modelo e programa apresentado e validado nas seções anteriores do relatório. No entanto, será necessário modificar os dados de entrada do programa, tais como as dimensões do tanque, a frequência e amplitude da excitação a qual o tanque esta submetido e as propriedades do líquido, uma vez que os FPSOs são utilizados para retirada e armazenamento de petróleo. Os dados referentes às dimensões do tanque e excitação foram retirados da literatura [4] referente ao fenômeno de sloshing e estão expostas a seguir:
Comprimento:L=51.2m;
Largura: W=28.84m;
Altura: H=14.5m;
Amplitude da onda:3m;
Frequência típica da onda:1/6 Hz.
A altura acima exposta corresponde à altura do liquido no tanque que será adotado com 50% da altura do tanque uma vez que o sloshing ocorre na superfície livre do tanque parcialmente preenchido.
Após a inserção dos dados no programa gerado (Anexo 3) foram retirados os gráficos de deslocamento, força na direção da excitação e os diagramas de Bode.

Figura1: deslocamento da massa do primeiro modo de sloshing.

Figura 2: deslocamento da massa do primeiro modo de sloshing.

Figura3: Força gerada pelo sloshing na direção x.

Nota-se que apesar das massas se deslocarem pouco, as forças geradas por essas tem módulo elevado. Isso se deve por sua vez pelo fato de que as massas m1 e m2 possuem valores muito elevados, portanto mesmo uma oscilação de pequena amplitude pode gerar forças severas nas paredes do tanque de um FPSO.
Do diagrama de Bode podemos obter as frequências de ressonância do primeiro e segundo modo, que são respectivamente 2,34Hz e 4,78Hz.

Figura 4: Diagrama de bode(em preto o primeiro modo e em azul o segundo modo).
Caso haja alterações na frequência das ondas do mar ou até mesmo um desbalanceamento de algum motor próximo aos tanques que gere vibrações na estrutura, atingindo frequências próximas a frequência de ressonância, pode-se evidenciar os

Relacionados