slkjf

4775 palavras 20 páginas
Filosofia pop:

o fenômeno da popularização da filosofia e suas relações com a cultura midiática

tatiana amendola sanches*
Resumo
O objetivo com este artigo foi discutir o crescente fenômeno de popularização do discurso filosófico para um público leigo e levantar algumas hipóteses sobre o modo como esse fenômeno se relaciona com o contexto sociocultural chamado “pós-modernidade” e com a cultura midiática contemporânea, bem como com suas implicações.
Palavras-chave: Cultura midiática. Estudos culturais. Filosofia popular. Pós-modernidade.

*

Cientista social pela USP. Mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade pela University of London. e Doutoranda em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Professora de Estudos Culturais na FAAP.
E-mail tatianasanches@gmail.com.

[…] a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas […].
Jostein Gaarder
Mas nós, os ‘modernos’, tornamo-nos tão acostumados à verbosidade empolada na filosofia que quando ela é apresentada sem verbiagem temos dificuldade em reconhecê-la.
Will Durant

The School of Life1, esse é o nome de um dos mais novos e interessantes empreendimentos em Londres. É uma espécie de escola livre que oferece produtos como aulas, videopalestras, refeições compartilhadas, sermões e até um serviço de “biblioterapia”, todos acompanhados de uma reflexão filosófica. Por meio de vários programas que exploram questões como “por que o trabalho nunca é suficiente”, “por que relacionamentos são tão desafiadores”, “por que é mais difícil ficar calmo” e
“o que podemos fazer para melhorar o mundo?”, a escola propõe auxiliar seus clientes na busca de uma vida bem vivida. Os cursos transitam entre as diversas áreas da filosofia e da literatura e tem como um dos seus principais patrocinadores Alain de Botton. Mas esse é apenas um exemplo dentre tantos outros atuais que nos levam à constatação de um fenômeno comum e crescente: a

Relacionados

  • Matéria de Geologia Toda 10º, 11º, 12º
    287 palavras | 2 páginas