SLIESFINALPDF

1127 palavras 5 páginas
Evolução Do Sistema De Transporte
Por Organelas Membranosas: Origem,
Tempo E Modo
Joel B. Dacks e Mark C. Field
Departamento de Patologia – Universidade de Cambridge

RESUMO

RESUMO

A Origem do Sistema
A origem do sistema de endomembranas e sua importância na transição evolucionária entre procariotos e eucariotos.

A imagem que transparece é que os ancestrais eucariotos já tinham inicialmente um sistema complexo de endomembranas que implica que esse sistema celular evoluiu relativamente rápido depois que o protoeucarioto divergiu de outras linhas procarióticas.

RESUMO

Muitos dos componentes deste sistema de transporte são resultantes de duplicação de genes que produziram proteínas que tiveram funções similares mas estavam em diferentes localizações subcelulares.

Os descendentes deste ancestral comum dos eucariotos sofreram uma maior modificação deste maquinário de transporte. Desta forma, temos a imagem de que a simplicidade unicelular e a complexidade multicelular são a tendência predominante, mas há alguns contra-exemplos notáveis vistos posteriormente.

INTRODUÇÃO

Introdução

 As células eucarióticas diferem fundamentalmente das procarioticas por apresentar compartimentos internos ligados à membrana. As organelas membranosas e o núcleo organizado.
 As origens e mecanismos pelos quais essas organelas surgiram são muito estudados ainda. Ao contrário das organelas originadas provavelmente por endossimbiose, essas recebem uma menor atenção.

No momento evolutivo em que as PROTOEUCARIÓTICAS divergiram das bactérias e das archeas e eventualmente deu origem às eucariotas, o surgimento dessas organelas pode ter sido um importante marco. Não menos importante, entretanto, seria o aparecimento do maquinário celular para internalização e digestão de material extra celular. Com isso direcionou o transporte intracelular, a remodelação da superfície e a secreção. Essas funções só são possíveis por causa do sistema de transporte endomembranoso.

 Nos últimos 15

Relacionados