slide sobre Joana darc

Páginas: 4 (812 palavras) Publicado: 4 de julho de 2013
Resumo Crítico do texto “Linguagem e Poder “


O pensamento e a palavra são uma coisa só, de sorte que todos os seres humanos se apropriam do uso da palavra, ou seja, da linguagem, ao longo dahistória humana para impor suas ideias, leis, pensamentos, vontades etc. O homem como ser racional desde os primórdios da história, sempre soube o poder único porém universal que tem o sábio uso dalinguagem, mesmo que em línguas estrangeiras, a dificuldade em compreender demais línguas nunca foi problema para aqueles cujo objetivo é o domínio das massas, dessa forma o homem de âmbito geralultrapassou fronteiras, iniciou e finalizou guerras, através da linguagem.
Conta-se uma história em um texto Bíblico, que todos os homens falavam a mesma língua, e chegaram a um denominador comum, através dalinguagem, ou seja da comunicação, de construir uma torre, chamada Torre de babel, alta o suficiente para chegar até Deus nas alturas Celestiais. Deus ao se deparar com tamanha engenhosidade e astutahumana, mesmo sabendo que jamais poderiam chegar até Ele, veio como castigo e “confundiu as línguas “, de modo que eles já não conseguiam mais compreender uns aos outros, separaram-se em grupos com amesma capacidade linguística e assim formaram povos. Ao longo da construção das raças, povos, e línguas, entendemos que em algum momento para se fixar uma nação, ou grupo, houvesse o uso subsequenteda imposição de um ou uns aos demais do grupo para lidera-lo, pois todos não podem ser líder, chefe, elege-se apenas um, e este um eleito ou escolhido, tem o dom de usar a palavra, a linguagem comoforma de dominação diante dos demais, como forma de respeito.

 Sem linguagem, pode-se dizer, o homem não é humano, o homem em essência é a palavra, a linguagem que quebra barreiras, ultrapassafronteiras, deve ser usada para o bem, mas ao longo da história também foi utilizada para o mal. A exemplo disso foram as guerras, se iniciam com pretextos e interesses de um ou mais e dilaceraram e ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • joana darc
  • joana darc
  • Joana darc
  • Joana Darc
  • Joana Darc
  • Joana Darc
  • Filme Joana Darc
  • biografi joana darc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!