Slide Opera es Unit rias C pia PPT

1993 palavras 8 páginas
OPERAÇÕES UNITÁRIAS

CENTRIFUGAÇÃO

Docente: Andrea Ferreira
Discente: Franciele Torres

1. Introdução




Quando um objeto está em movimento curvilíneo ele fica sujeito a uma força que atua radicalmente de dentro para fora, que é denominada força centrífuga. Alimentando a matéria-prima líquida em um rotor, a força centrífuga faz com que a fase mais pesada deste líquido vá para as laterais do compartimento, a fase mais leve é concentrada no meio do compartimento (WEYNE, 2009).
A centrifugação é um processo de separação em que a força centrífuga relativa gerada pela rotação da amostra é usada para sedimentar sólidos em líquidos, ou líquidos imiscíveis de diferentes densidades, separando-os. 

A centrifugação é utilizada em diferentes aplicações laboratoriais, industriais e domésticas.







Christiaan Huygens cunhou o termo "força centrífuga" no seu "De Vis
Centrifuga", de 1659.
Gottfried Leibniz concebeu a força centrífuga como uma força real para fora a qual é induzida pela circulação do corpo sobre o qual a força atua.
A ultracentrífuga foi inventada em 1925 por Theodor Svedberg, que ganhou o prêmio Nobel da Química em 1926 pelo seu trabalho em sistemas coloidais, em que usou a sua invenção.

2. Aumento no efeito da gravidade:
Centrífuga





Se uma suspensão for deixada em repouso, as partículas dispersas irão se assentar por meio do fenômeno de decantação ou sedimentação, por ação da gravidade (g = 9,8 cm/s2).
Otimização do tempo através da centrifugação.
Quando uma suspensão de partículas é centrifugada a sedimentação das partículas é proporcional à força aplicada. As propriedades da solução também irão interferir na taxa de sedimentação.

3. Equações para a força centrífuga


A aceleração da força centrífuga em um movimento circular é
(1)

Onde: ae é a aceleração causada pela força centrífuga em m/s² (pe/s²), r é a distância radial ao centro de rotação em m (pe), w é a velocidade angular em rad/s.





A força centrífuga Fc em N (lbf) que

Relacionados