Slide _NFCe

1064 palavras 5 páginas
1. Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que: a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento. b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano. c. A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento. d. A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento. e. A atenção somente poderá ser transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto.
0,5 pontos
Pergunta 5
1. É possível entender ser a pesquisa científica “uma investigação metódica acerca de um assunto determinado com o objetivo de esclarecer aspectos do objeto de estudo. O que poderia diferenciar a pesquisa de um estudante e de um cientista é basicamente o seu alcance ou grau. A finalidade das pesquisas em nível de graduação é levar o estudante a refazer os caminhos já percorridos, repensando o mundo”. (BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. “Aprendendo a aprender”. Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 55).
Com base nisso, indique a alternativa correta:

a. A ciência capacita os estudantes para a prática do conhecer. b. Todo cientista é treinado a pensar, para qualquer área. c. O estudo no nível de graduação está para o senso comum assim como o estudo no nível de pós-graduação está para a ciência. d. O senso comum é inferior à ciência. e. A ciência não

Relacionados

  • Slide _NFCe
    1064 palavras | 5 páginas
  • Slide _NFCe
    1064 palavras | 5 páginas
  • Slide _NFCe
    1064 palavras | 5 páginas