Slide menbrana

1045 palavras 5 páginas
Transporte de soluto através da membrana
1) Qual a importância

A passagem de substancias orgânicas e inorgânicas (conteúdo já estudado no bimestre passado) e de extrema importância para a sobrevivência celular porque esta depende de matéria prima para a realização da biossintese celular que nada mais e do que a produção de compostos químicos complexos dentro de seres vivos por isso denominado de BIO. Alem da biossintese estes compostos sao importantes para a produção energética celular.
A membrana celular contem diversas proteínas que especificamente reconhecem e transportam substancias como : * carboidratos * aminoácidos * ions inorgânicos * nucleotideos * e outros
Em muitos casos estes composto s sao captados e transportados contra o gradiente de concentração.
Gradiente de concentração
É a indicação da alteração do valor da concentração de determinada substancia por unidade de espaço, ou seja, a quantidade de determinada substancia em uma determinada região.

2) Difusão simples

Difusão simples e um processo de transporte de substancias denominado de passivo, pois nao há gasto de energia para transportar o soluto, e se caracteriza pela movimentação de soluto, electricamente neutros, de uma região de menor concentração para uma de maior concentração ate que o equilíbrio seja alcançado. Para exemplificar observe a gravura onde a movimentação de solutos é para o lado de menor concentração até que o equilibrio seja alcançado a concentração do soluto dos lados esquerdo e direito da membrana são designados C1 e C2 a velocidade da movimentação transmembrana é proporcional a concentração do gradiente C1/C2 como indica as setas.

3) Difusão facilitada

Também e um processo passivo de transporte porém as moléculas atravessam a membrana celular com o auxilio de proteínas transportadoras especificas. A figura mostra duas situações onde (a) uma substancia qualquer tem dificuldades de atravessar a membrana celular e em (b) a

Relacionados

  • Desenvolvimento da Face
    1038 palavras | 5 páginas
  • Face
    1137 palavras | 5 páginas
  • virus
    10706 palavras | 43 páginas
  • trabalho de conclusao de modulo
    16722 palavras | 67 páginas