Slide Imuniglobulina

660 palavras 3 páginas
I. FUNÇÕES
 Ligação a antígeno: Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro.
 Funções Efetoras: Frequentemente a ligação de um anticorpo a um antígeno não tem efeito biológico direto. Ao invés disso, os efeitos biológicos significantes são uma consequência de “funções efetoras” secundárias de anticorpos. Mas nem todas as imunoglobulinas irão mediar todas as funções efetoras. Tais funções efetoras incluem:



Fixação ao complemento;
Ligação a vários tipos celulares;

II. ESTRUTURA BÁSICA DAS IMUNOGLOBULINAS

III. ESTRUTURA DA REGIÃO VARIÁVEL

 Regiões hipervariáveis (HVR) ou regiões determinadoras de complementaridade
(CDR)
Comparações entre as sequências de aminoácidos das regiões variáveis das imunoglobulinas mostram que a maioria das variações reside em três regiões chamadas de regiões hipervariáveis ou regiões determinadoras de complementaridade.
 Regiões framework
As regiões entre as regiões determinadoras de complementariedade na região variável são chamadas regiões framework.

IV. FRAGMENTOS DE IMUNOGLOBULINA:
RELAÇÕES ESTRUTURA/FUNÇÃO

 Fab: É porque eles continham o sítio de ligação a antígenos do anticorpo. O sítio de combinação do anticorpo é criado tanto por VH e VL. Um anticorpo é capaz de se ligar a um determinante antigênico particular porque ele tem uma combinação particular de V H e VL.
Combinações diferentes de VH e VL resultam em anticorpos capazes de se ligar a determinantes antigênicos diferentes.
 Fc: Digestão com papaína também produz um fragmento que contém o restante das duas cadeias pesadas, cada uma contendo um domínio C H2 e CH3. Esse fragmento foi chamado Fc porque é facilmente cristalizado.

 F(ab')2 : Tratamento de imunoglobulinas com pepsina resulta na clivagem da cadeia pesada depois das pontes dissulfeto H-H intercadeia, resultando em um fagmento que

Relacionados

  • Microbiologia e cariologia Odontologia
    3539 palavras | 15 páginas