Slide estrada de ferro madeira-mamoré

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
®

A idéia de construí-la surgiu na Bolívia, em 1846. O país não tinha como escoar sua produção de borracha por seu território. O único jeito seria enviar pelo Oceano Atlântico, mas para isso erapreciso subir os rios Mamoré, em solo boliviano, e Madeira, no Brasil. O percurso fluvial tinha, porém, 20 cachoeiras que impediam sua navegação. Pensou-se então na construção de uma estrada de ferroque cobrisse por terra o trecho problemático.

®

® ®

O Brasil tinha interesse no projeto porque também poderia aproveitá-la para transportar sua produção de látex. O produto, chamado na épocade ouro branco, era muito valorizado no mundo As obras foram interrompidas 3 vezes aos 40 anos de construção. A primeira frente de trabalho teve início em 1872 e era liderada por uma empresa inglesa.Durou apenas 10 meses. A segunda, sob o comando de uma companhia de engenharia dos Estados Unidos, chegou ao local 6 anos depois e resistiu 1 ano. A estrada foi finalizada pelo grupo do megaempresário norte-americano Percival Faquhar assumiu o negócio em 1907.

Nos 10 primeiros anos apenas 6 quilômetros de trilhos foram assentados. ® O principal obstáculo para a viabilização do projeto eram asdoenças que assolavam a região: malária, tifo e beribéri. Outro problema eram os ataques de índios.
®

®

Para diminuir a mortalidade entre os trabalhadores, Faquhar mandou construir o Hospitalda Candelária, no povoado de Santo Antônio (RO). Onze médicos também atendiam nos acampamentos. O sanitarista Oswaldo Cruz chegou a ser contratado para fazer uma avaliação das condições de saúde daregião e dos funcionários.

®

®

De 1907 a 1912 trabalharam, em maior quantidade, operários provenientes do Nordeste brasileiro, mas também outros oriundos da Espanha, Barbados, Trinidad,Jamaica, Panamá e Colômbia. E em menor quantidade operários da Itália, França, Índia, Hungria, Polônia, Dinamarca e Grécia. Ela entrou em circulação em 4 de julho de 1878, data em que se inaugurou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrada de Ferro Madeira Mamoré
  • Estrada de ferro madeira mamoré
  • praça da estrada de ferro madeira mamoré
  • Estrada de ferro madeira-mamoré resumo
  • PARQUE LINEAR MEMORIAL DAS ETNIAS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ
  • Estrada De Ferro Madeira
  • A estrada de ferro Madeira Mamor ou
  • Estrada de Ferro Madeira Mamor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!