Slid Teoria Contingencial

797 palavras 4 páginas
FERNANDA AUGUSTO
HÉLIO VILAÇA
MARIA ELIZABETH

Introdução
Na segunda metade da década de 70 mais um

enfoque de ciências administrativas chega à
América Latina, o enfoque contingencial ou situacional. Esse enfoque representa, em última análise, a constatação de que continua não existindo uma teoria administrativa aplicável a todos os casos e a todas as circunstâncias. Cada um dos enfoques ou combinação de enfoques se presta melhor à análise de certa e determinada situação do que outro enfoque ou cominação de enfoques.”

Abordagem Contingencial
“a abordagem contingencial salienta que não se

atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única que seja a melhor para organizar no sentido de se alcançar objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente de trabalho também variado” CHIAVENATO, 1983.

Abordagem Contingencial
“ Os autores neoclássicos procuraram aumentar o grau

de abrangência da Escola Clássica, acrescendo aspectos das teorias comportamentais, mantendo as premissas básicas da Teoria Clássica. A abordagem contingencial fez a mesma coisa em relação á teoria dos sistemas.
Incorporou os pressupostos da teoria de sistemas sobre a interdependência e a natureza orgânica da organização, bem como o caráter aberto e adaptativo das organizações e a necessidade de preservar a flexibilidade em face das mudanças e procurou meios para unir a teoria com a prática, em um enfoque de sistemas.”

Características
A teoria da contingência enfatiza que não há nada de

absoluto nas organizações ou na teoria administrativa.
Contingência: algo incerto ou eventual que pode ou

não ocorrer
Abordagem contingencial explica que existe uma

relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Características
A Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
Natureza sistêmica, isto

Relacionados

  • A estrutura de classes das sociedades
    141354 palavras | 566 páginas