skskksas

389 palavras 2 páginas
Estudo Online de Atividades Físicas’

Unidade I – Atividade Física e Integralidade
Nessa unidade serão apresentados os conceitos de Atividade Física, num sentido mais amplo, e de Integralidade.
Atividade Física
O primeiro passo ao iniciar um curso é trazer à mente tudo o que já sabemos sobre o assunto a ser estudado. Isso se chama ativar os conceitos prévios e tem a função de definir aquilo que você já domina como ponto de referência para a construção de novos conceitos. Além disso, é importante que você tenha em mente esse conhecimento inicial para que ele possa ser enriquecido, aprofundado ou modificado ao longo do curso.
Vamos iniciar esse tema afirmando que, em geral, toda movimentação do corpo pode ser chamada de atividade física. Agora tome o seu caderno de anotações e registre seu conhecimento para, em seguida, confrontá-lo com o nosso. O que você entende por “atividade física”?
Bem, agora compare o que você escreveu com o conceito que vamos apresentar e constate os pontos de convergência, os pontos de divergência e as especificidades ou detalhes de cada explicação. Chamamos de atividade física somente aquela movimentação benéfica à saúde. Para isso, essa movimentação deve preencher os seguintes critérios:
• sensação de aquecimento do corpo;
• aceleração da respiração, sem chegar a atrapalhar a fala;
• duração de pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana.
Vejamos um exemplo: deslocar-se do quarto para o banheiro é uma atividade física porque envolve movimentação do corpo, porém não é suficiente para produzir benefício cardiovascular e, portanto, não se enquadra no escopo do conceito de atividade física que estamos propondo aqui.
Agora podemos retomar aquela afirmação inicial e dizer que nem toda movimentação do corpo pode ser encarada como uma atividade física, certo? Há divergências na literatura sobre se aqueles 30 minutos, colocados como condição para que um movimento seja considerado atividade física, devem ser

Relacionados