skinparte

1355 palavras 6 páginas
PENSAMENTO E LINGUAGEM

PENSAMENTO - Pensar é formar conceitos que organizam nosso mundo, resolver problemas, tomam decisões eficientes e efetuam julgamentos.
Pensamento ou cognição é a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação.
Ao pensar sobre os incontáveis eventos, objetos e pessoas em nosso mundo, simplificamos as coisas. Agrupamos em conceitos – agrupamentos mentais de objetos, eventos e pessoas similares. Imagine a vida sem conceitos. Precisaríamos de um nome diferente para cada objeto e ideia. Não poderíamos pedir a uma criança para “jogar a bola”, porque não haverá conceito de bola.
Um tributo à nossa racionalidade é a habilidade de formar e usar conceitos. Outro é a nossa habilidade em resolver problemas ao lidarmos com situações novas. Resolvemos alguns problemas por tentativas e erros, por algoritmos (um procedimento passo a passo que garante uma solução), ou através da HEURÍSTICA (estratégias simples de aproximação). Às vezes nem percebemos que usamos alguma estratégia para a solução de problemas; a resposta simplesmente nos ocorre. Todos podem recordar ocasiões em que ficamos perplexos com um problema durante algum tempo. E de repente as peças se ajustaram e percebemos a solução. Chamamos esses súbitos lampejos de insight. Na experiência humana o insight proporciona um senso de satisfação. Depois de resolver um problema difícil ou descobrir como solucionar um conflito, nós nos sentimos felizes. A alegria de uma piada pode se encontrar também em nossa capacidade para o insight – a súbita compreensão de um final inesperado ou de duplo sentido.
O ser humano possui OBSTÁCULOS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, estes são: a TENDENCIOSIDADE EM FAVOR DA CONFIRMAÇÃO e FIXAÇÃO.

TENDENCIOSIDADE EM FAVOR DA CONFIRMAÇÃO – um grande obstáculo para a resolução de problemas é a nossa ansiedade em buscar informações que confirmem nossas ideias.

FIXAÇÃO – a incapacidade de ver um problema a partir de uma nova

Relacionados