Skinner e a educação

Páginas: 1 (250 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
1) Para Skinner as consequências de um comportamento podem influenciar na porbabilidade de acontecer novamente. Se essa consequêcia for agradável, afrequência do comportamento vai aumentar.

Quando o fato é 'positivo'significa que há apresentação de estímulo que pode ser agradável ou não. Quando 'negativo'há uma remoção desse estímulo.

Reforço positivo: Estímulo agradável após comportamento desejado e aumento da frequência do comportamento.

Reforçonegativo: Remoção de um evento desagradável após o comportamento desejado e aumento da frequência do comportamento.

2) A educação é baseada em reforçospositivos, já que a maneira de avaliarmos nossos alunos é atribuindo notas (boas ou ruins) a determinados comportamentos. O aluno trabalha para ganhar boas notasou alcançar a média. Creio que esse tipo de avaliação é valida e eficiente para a produção ed alunos preparados para testes imediato, tendo em vista quemuitos estudam somente para passar de ano, ir bem nas provas e trabalhos e logo depois esquecem ou deixam esse estudo de lado. No entanto, será que essemétodo não deturpa o conceito de educaçãoe não muda nossa percepção do que é conhecimento e sabedoria? Certo é que fica mais fácil esse sistema de reforços para oprofessor.

Em questões de comportamento em sala de aula os reforços são eficazes, uma vez que uma punição por algum erro inibe o mau ato, levando oaluno a não repetí-lo. O incentivo mediante boas atitudes, boas notas também deve existir, pois o reconhecimento do aluno é muito importante e o faz continuar.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuições de Skinner para a Educação
  • Pavlov, Watson e Skinner – Comportamentalismo e Educação
  • ESTÍMULO E RESPOSTA: A APLICAÇÃO DAS IDEIAS DO BEHAVIORISMO DE SKINNER NA EDUCAÇÃO
  • Skinner
  • skinner
  • Skinner
  • Skinner
  • skinner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!