Situação atual: doenças emergentes

Páginas: 4 (992 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Situação atual: Doenças emergentes

Em linhas gerais, doenças emergentes são doenças novas, desconhecidas da população. São causadas por vírus ou bactéria nunca antes descritos ou por mutação deum vírus já existente. Também é possível que sejam causadas por um agente que só atingia animais, e que agora afeta também seres humanos. Dentro desse conceito, a Aids aparece como a mais importantedoença emergente. Até o início da década de 80, era completamente desconhecida no mundo.
Já as doenças reemergentes são aquelas já conhecidas e que foram controladas, mas voltaram a apresentar ameaçapara a saúde humana. A dengue entra nesse conceito. Até a reintrodução do Aedes aegipyti no país, em 1967, a dengue chegou a ser considerada erradicada. Porém, depois foi registrada uma série desurtos, o maior deles em 2002, quando foram notificados quase 800 mil casos da doença.
As previsões oficiais de que a medicina erradicaria as doenças infecciosas provaram estar, com o passar do tempo,equivocadas. Doenças tais como a malária, a tuberculose e a hepatite ainda são as maiores causadoras de morte em muitas partes do mundo. Doenças emergentes continuam a surgir com taxas semprecedentes, enquanto outras reaparecem em regiões onde elas estavam em declínio ou não mais ocorriam, estavam praticamente erradicadas. Em período recente, as mudanças sem precedentes no ambiente, ocrescimento econômico, a crise social e o advento da AIDS estão contribuindo para a emergência de novas doenças e o reaparecimento de outras antigas.
As modificações ocorridas na composição da populaçãomundial, a chamada transição demográfica, refletiram-se num aumento da esperança de vida, havendo uma importante redução da mortalidade nos grupos mais jovens, mais vulneráveis às doenças que dependiamde contato prévio com agentes encontrados no ambiente. Atribui-se a redução da mortalidade por doenças infecciosas ao desenvolvimento econômico dos países, havendo, portanto o controle das doenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças emergentes
  • Doenças emergentes
  • Doenças emergentes
  • Doenças Emergentes
  • Doenças emergentes
  • Doenças Emergentes
  • Doenças Emergentes
  • Doenças emergentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!