Situação atual da profissão contábil

Páginas: 7 (1538 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
Situação Atual da Profissão Contábil
Estamos diante de uma nova etapa na área contábil, ou seja, a fase mecânica cedeu lugar à fase3 técnica, e esta está cedendo lugar à fase da informação. Assim, fica evidente a queda nos empregos pelo fato de estarmos vivendo um momento de transição. Para Perez (1977, p. 68), o objetivo da profissão contábil "vai mais além de acumular cifras para preparar umbalanço para efeitos impositivos. Vai mais! além de registrar automaticamente uma ou várias operações: um software adequado pode| produzir melhor as rotinas".
Os profissionais contábeis são necessários a esses serviços ligados à produção (engenharia, in-formática, pesquisas, design...~), aos serviços ligados à distribuição (comércio), aos serviços sociais (educação, saúde, higiene, gastronomia,segurança...) e outros.
Um campo novo de trabalho, também com muita perspectiva para o profissional contábil, é o= chamado terceiro setor. São organizações privadas autónomas, normalmente sem a finalidade de dis¬tribuir lucro a seus proprietários ou diretores que revertem todo o lucro para a própria entidade bus¬cando o bem-estar da sociedade. Algumas vezes são chamadas, também, de Organizações NãoGover-namentais, ou Associações Culturais, ou Fundações Privadas, ou Entidades Sociais Organizadas etc.
Nos Estados Unidos, os recursos gerados por essas instituições estão na ordem de US$ 660 bi-lhões por ano, representando um crescimento quatro vezes maior que as empresas que distribuem lucro aos acionistas. No Brasil, esse setor, que está em estado embrionário, já representa 2% dos empregos.Por algum tempo, uma organização eclesiástica evangélica foi considerada a maior multi-nacional brasileira (a que mais arrecadava dólar no exterior).
A preocupação em evitar fraudes nessas instituições e a exigência das organizações internacio-nais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, de parecer de auditorias reconhecidas para liberarem recursos para essas entidades,proporcionaram aos Auditores Indepen¬dentes aumento de sua clientela significativamente.
A responsabilidade social dessas organizações (principalmente na prestação de contas, que é o ponto fundamental para sua sobrevivência), a criação e a estruturação das fundações, os projetos e orçamentos de longo prazo, a captação de recursos, o controle e a aplicação desses recursos, a con-troladoria dessasinstituições... são alguns exemplos de atividades para o profissional contábil.
Em reportagem produzida pelo jornal O Globo, com base na pesquisa feita pela Ray & Bernedt-, empresa especializada na busca de executivos, a Contabilidade foi considerada uma das ativida.es profissionais mais promissoras nessa transição de séculos. No artigo "Prontos para o Trabalho do Futuro" são destacadas 11profissões que cada vez mais vêm-se destacando no mercado globalizado, entre elas a Contabilidade, com um novo perfil (o novo contador deve dominar economia interna¬cional e o processo de gestão de sua empresa, além de ter grande visão de negócio). Na visão de; Andrade (2000, p. 61)
"As informações geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segu¬ra às suas decisões, pelacompreensão do estado em que se encontra a Entidade, seu desem¬penho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece."
Por repetidas vezes, temos também falado que a contabilidade é a única profissão que oferece
um leque amplo de alternativas profissionais, permitindo mais de duas dezenas de opções de espe-
cialização. No entanto, não é tão simples, de acordo com Mussolini (1994, p. 79):
"Ocontador deve se conscientizar de que a valorização se fundamenta, essencialmente, em dois pontos básicos: (a) indiscutível capacidade técnica; e (b) irrepreensível comportamento ético."
Todavia, apesar das inúmeras vantagens, não existem milagres no processo de obtenção de; sucesso profissional nessa área ou em qualquer atividade. Há necessidade do desenvolvimento equi¬librado das "duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissão Contábil
  • A profissão Contábil
  • Profissão contabil
  • Profissão contabil
  • Profissão atual
  • profissão contabil
  • A Profissão Contábil
  • Contabilidade e a controladoria, tema atual e de alta relevância para a profissão contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!