Sitsema Linfático

2163 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

Grandes partículas que apareçam, por qualquer motivo, nos espaços teciduais, como, por exemplo, resíduos de células mortas, moléculas de proteínas, bactérias mortas, não podem sair dos tecidos pelos pequenos poros capilares. Um sistema circulatório adicional e especial, chamado de sistema linfático, faz o transporte desse tipo de material. Os vasos linfáticos têm origem em pequenos capilares linfáticos, situados ao lado dos capilares sanguíneos. E a linfa, que é o liquido recolhido dos espaços entre as células, flui ao longo dos vasos linfáticos até o nível do pescoço, onde esses vasos deságuam nas veias cervicais. Os capilares linfáticos são muito porosos, de modo que partículas relativamente grandes podem atingir os vasos linfáticos e serem transportados pela linfa. Em vários pontos situados ao longo do curso dos vasos linfáticos, a linfa passa através de gânglios linfáticos, onde é extraída a maior parte dessas grandes partículas por processos analógicos ao da filtragem. Onde as são engolfadas e digeridas por um tipo especial de células chamadas de células reticuloendoteliais.

SISTEMA LINFÁTICO
O corpo é dotado de um conjunto de vasos delgados de paredes muito finas: o linfático. Encontra-se em todos os tecidos, menos nas porções superficiais da pele, sistema nervoso central, ossos e porções profundas do nervo periférico.
Os linfáticos representam um sistema acessório para o fluxo de líquido desde os espaços teciduais até a circulação. Os capilares linfáticos são tão permeáveis qe até mesmo grandes partículas e moléculas de proteínas passam diretamente para seu interior, junto com os líquidos dos tecidos. Portanto, na verdade, o que flui pelos linfáticos é o líquido que transborda dos espaços teciduais.
O sistema linfático tem como característica um líquido claro, aquoso, chamado linfa. A composição química é igual ao do plasma, mas não coagula. Tem grande quantidade de leucócitos e linfócitos.
Possui sistemas de

Relacionados