Site sobre a história da dança

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
No dia 25 de março na Livraria Blooks, em Botafogo, será lançado o site Temas de Dança . O site tem como objetivo aprofundar, ampliar e difundir a pesquisa em história da dança no Brasil. A página é um dos resultados do projeto de pesquisa Reestruturando Histórias da Dança, coordenado pela pesquisadora e artista Flavia Meireles com a participação das pesquisadoras Giselle Ruiz, Mariana Patrício,e Sofia Caesar, e da produtora Bárbara Fontana. O site foi projetado pela artista gráfica Mariana Aurélio.

Em 2011 o grupo Reestruturando Histórias da Dança ganhou o edital do Fundo de Apoio à Dança (FADA) da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro com o objetivo de aprofundar e repensar a pesquisa em história da dança no país. Um dos objetivos do grupo era criar um modo de fazer epensar a história fugindo à linearidade e a criação de cânones que estabelecesse uma separação rígida entre os que estão dentro e fora dessa historiografia linear. Para concretizar essa nova perspectiva a estrutura hipertextual do site foi fundamental, estruturando a pesquisa em cinco temas que dialogam diretamente. O pesquisador pode assim criar seu próprio roteiro de pesquisa sem precisar se guiarpor uma narrativa única da relação entre arte, história e pensamento. Os temas são: Artista em trânsito; Estratégias de Criação; Historiografia da Dança, Pensamento do Corpo/Corpo do Pensamento; e Colaborações.

O evento contará com um coquetel de lançamento e uma mesa de apresentação e debates sobre o site com as pesquisadoras envolvidas no projeto. Outra atividade prevista é a doação delivros para as bibliotecas da Faculdade Angel Vianna, do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e da Univercidade; A livraria Blooks aproveita a ocasião para ampliar a sua seção de dança expondo durante o lançamento uma vitrine exclusiva de livros especializados no tema, nacionais e importados.

O idanca.net entrou em contato com duas das pesquisadoras que idealizaram o projeto, Flavia Meireles eMariana Patrício, e a entrevista você confere aqui:

1. O site é fruto do Projeto de Pesquisa Reestrurando Histórias da Dança. Em que consiste essa pesquisa?

Esta pesquisa consiste na reunião de pesquisadores interessados em trabalhar a partir do tema História da dança. Fazem parte dela as pesquisadoras Flavia Meireles, Giselle Ruiz e Mariana Patrício. Temos como assistente de pesquisa agraduada em dança e design Sofia Caesar e coordenação de produção de Barbara Fontana, além de diversos parceiros. A pesquisa tem a intenção de problematizar tanto o ato de historiografar (note que adotamos histórias, no plural) quanto os conteúdos que abordamos, apresentando diversas perspectivas de um mesmo tema. Funcionamos através de encontros semanais para discutir leituras e material audiovisualselecionado. Teremos um histórico deste percurso registrado no site. Percebemos, nestes seis meses de pesquisas juntas (e muitos anos de pesquisas solitárias), que o que poderíamos fazer, neste primeiro momento, era definir alguns critérios por onde abordar os temas. Passamos meses discutindo só isso e, é claro, o assunto não está esgotado. Entretanto, definimos cinco pontos de partida paraestruturar tanto nossa pesquisa quanto o site, que é um dos resultados. Dessa maneira, o site reflete o clima dos encontros para a pesquisa. Além disso também pesquisamos em videotecas parceiras, levantamos o catálogo das bibliotecas especializadas em dança no Rio de Janeiro (tivemos, aliás, muita dificuldade nessa catalogação pois a organização da nossa memória ainda é feita de maneira muito precária, porinúmeros motivos), fizemos entrevistas com artistas e professores de dança. Foi uma empreitada e tanto que está somente no começo.
O intuito da pesquisa é, agora que temos um site, reunir mais pesquisadores entorno dos temas que criamos, ser um lugar de divulgação das pesquisas dos artistas e pesquisadores e, principalmente, uma fonte de pesquisa diferenciada. Em vez de catalogar o material de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da dança
  • Historia da dança
  • Historia da dança
  • História da dança
  • A história da dança
  • História da dança
  • Historia da Dança
  • historia da dança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!