SISTMAS DE INFORMAÇÃO - Conceitos Iniciais

7206 palavras 29 páginas
Universidade Cidade de São Paulo

Revisão Agosto/2007

CONCEITOS INICIAIS:
Antes de iniciarmos o assunto Banco de Dados, é necessária a revisão de alguns conceitos básicos e fundamentais para a plena compreensão do contexto no qual está inserida a tecnologia de Banco de Dados. Um dos primeiros conceitos é a ser apresentada é de Sistemas.

SISTEMAS:

Interação dos vários sistemas no processo decisório empresarial:
Sistema de Banco de Dados, Sistemas de Informação, Sistema de Apoio a Decisão

E

xistem várias definições de Sistema. Esta a seguir é suficiente para o entendimento de Sistemas de Informação. Sistema é um conjunto formado por partes que se inter-relacionam e interdependem, ou seja, neste relacionamento existe uma relação de dependência entre as partes, uma depende da outra. Estas partes precisam trabalhar em constante interação, constituindo um todo orientado para determinados fins com objetivos em comum (sinergia) e, em permanente relação de interdependência com o ambiente externo, influenciando e sendo influenciado por ele
(sistemas abertos).
Um ótimo exemplo de sistema é o corpo humano, este é formado por partes (outros sistemas) que, em conjunto, permitem que o todo (o corpo humano) funcione de maneira adequada para a realização de um objetivo, manter o ser humano vivo.
Conceitos Iniciais - Pág: 2

Um Sistema pode ser formado por outros sistemas, e dependendo do referencial, este pode ser considerado um subsistema de um sistema maior. O sistema circulatório seria um subsistema em relação ao sistema corpo humano.
Um outro bom exemplo de sistema/subsistema, seria o sistema empresa, formado por outros vários subsistemas como o subsistema financeiro, fabril, contábil, etc. A EMPRESA VISTA COMO SISTEMA:

Por sí mesma, uma empresa excede a soma de atividades isoladas, tais como: vender, comprar, pagar, receber, etc. Há que buscar uma síntese entre as diversas funções, divisões, produtos, mercados e também entre

Relacionados