Sistima imunologico

316 palavras 2 páginas
O sistema imunológico consiste numa rede de células, tecido e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externo. Estes invasores podem ser microrganismo (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhento). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza protéica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.
Pele= é um órgão integrante do sistema tegumentar, que tem por principais funções a regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes, conter terminações nervosas sensitivas e a proteção do organismo das ameaças externa físicas.
A pele é responsável pela termorregulação, pele defesa, pela percepção e pela proteção. Ela nos protege das doenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.
A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formado por tecido epitelial. Após a epiderme, encontramos a derme. Ela formada por tecido conjuntivo e nelas estão localizados os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, fólicos pilosos e as glândulas sudoríparas. Mucosas= É o nome dado ao conjunto formado por epitélio mais tecido conjuntivo que reveste as cavidades úmidas do corpo, em contraste com a pele onde a superfície é seca.
Mucosa (membrana mucosa) é um tipo tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo.
Saliva= É um liquido produzido por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.
A função da saliva é lubrificar e diluir o alimento alem de proteger contra bactérias e umedecer a boca

Relacionados