sistese de modalidades do atletismo

496 palavras 2 páginas
Neste trabalho será possível analisar uma pequena síntese do que é o atletismo, e em que se baseiam suas provas, além de sabermos curiosidades.

Atletismo
São varias modalidades esportivas que envolvem em sua maioria corrida, saltos e arremessos. Há histórico do atletismo nas olimpíadas realizadas 776 a.C na Grécia antiga. A maioria das provas do atletismo são realizadas em estádios fechados, com marcas específicas para as provas em suas individualidades equipamentos, mas também existem aquelas que são realizadas nas ruas.

As principais modalidades do atletismo são:

Corrida de pista:
100, 200, 400 rasos
Corridas de meio fundo; 800 e 1.500 metros.
Corridas de fundo; 5.000 e 10.000 metros.
Maratona; 42,19 km

Corrida com obstáculos:
100 metros femininos
110 metros masculinos
400 metros masculino e feminino
3.000 metros femininos e masculinos

Os Revezamentos
São provas disputadas em grupos de quatro atletas cada, e obviamente cada um desses atletas corre uma quarta parte da pista revezando entre si um bastão.

Saltos

- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumaA altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrub derrubar o sarrafo.
Arremessos e Lançamentos

Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.

Prova de 3.000 metros
No dia 18/082014 ocorreu à prova de 3000 metros, que é uma prova

Relacionados