Sistena nervoso autônomo

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
FISIOLOGIA DO SISTENA NERVOSO AUTÔNOMO

O sistema nervoso autônomo é ativado,por centros localizados na medula espinhal, no tronco cerebral e no hipotálamo; Os sinais autonômicos eferentes são transmitidos para o corpo por meio de dois grandes componentes, chamados de sistema nervoso simpático e de sistema nervoso parassimpático.

Neurônios pré e pós-ganglionares simpáticos
● O corpocelular de cada neurônio pré-ganglionar fica situado na ponta iniermediolateral da medula espinhal e sua fibra passa, pela raiz ventral para o nervo espinhal correspondente. Após o nervo espinhal ter saído da coluna medular, as fibras simpáticas préganglionares o abandonam. Passando pelo ramo branco para um dos gânglios da cadeia simpática.





As fibras podem seguir três caminhos
podemfazer sinapses com neurônios pós-ganglionares no gânglio onde chegam; podem ascender ou descer pela cadeia ganglionar, fazendo sinapses em outros gânglios; podem percorrer, por distâncias variáveis, a cadeia ganglionar, saindo por um dos nervos simpáticos que emergem dessa cadeia, indo terminar em um dos gânglios pré-vertebrais.

o neurônio pós-ganglionar Fica situado em um dos gânglios da cadeiasimpática ou em um dos gânglios prévertebrais. De qualquer dessas localizações, as fibras pós-ganglionares partem para seus destinos nos diversos órgãos.

ANATOMIA FISIOLÓGICA DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO
Duas cadeias ganglionares simpáticas paraver-tebrais. dois gânglios pré-vertebrais e os nervos que partem desses gânglios para os diversos órgãos internos. Os nervos simpáticos emergem damedula espinhal nos níveis medulares T-l e L-2, passando para a cadeia ganglionar simpática e em seguida, para os tecidos e órgãos.

As fibras simpaticas do segmento medular que saem de T-1 vao em direçao a cabeça e T-2 para o pescoço; De T-3 a T-6 para o torax; De T-7 a T-11 para o abdomem; De T-12 a L-2 para as pernas

Neurônios parassimpáticos préganglionares e pós-ganglionares
As fibraspré-ganglionares passam, ininterruptas, até o órgão que vão controlar; É parede desse órgão é que ficam situados os neurônios pós-ganglionares; Emitem fibras pós-ganglionares muito curtas, que se distribuem pelo órgão;

Anatomia do sistema nervoso parassimpatico
As fibras parassimpáticas saem do sistema nervoso central pelos nervos cranianos III, VII, IX e X, pelos segundo e terceiro nervosespinhais sacros. Cerca de 75% de todas as fibras nervosas parassimpáticas trafegam pelos nervos vagos, atingindo todas as regiões torácicas e abdominais do corpo.

Nervos vagos contêm fibras parassimpáticas que vão para o coração, ou pulmões, o esôfago, o estômago, todo o intestino delgado, a metade proximal do cólon, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e os trechos superiores dos ureteres. Asfibras do sétimo nervo vão para as glândulas lacrimais, nasais e submandibulares, enquanto as fibras do nono nervo vão para as glândulas parótidas. nervos pélvicos.que saem do plexo sacro de cada lado da medula e distribuem suas fibras periféricas para o cólon descendente, reto. bexiga e trechos inferiores dos ureteres, por outro lado envia fibras para a genitália externa, para promover aexcitação sexual.

Sistema nervoso simpatico

Estimulação simpática e parassimpática em alguns órgãos:
● Olhos : A estimulação simpática, vai contrair as fibras meridionais da íris provocando a dilatação da pupila. Enquanto a parassimpática, de acordo com o grau de iluminação do ambiente,irá contrair o músculo circular da íris contraindo a pupila.

● As glandulas do organismo:
- As glândulasnasais , lacrimais, salivares e muitas das glândulas gastrointestinal são intensamente estimuladas pelo sistema nervoso parasimpático.

- As glândulas do trato intestinal mais estimuladas serão a do trato superior,
especialmente da boca e estomago. Já as glândulas do intestino delgado e grosso, são controladas em sua maior parte por fatores locais próprios e pelo sistema nervoso entérico. - A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Nervoso Autônomo
  • Sistema nervoso autônomo
  • SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
  • O Sistema Nervoso Autônomo
  • Sistema nervoso autonomo
  • O sistema nervoso autônomo
  • Sistema nervoso autônomo (sna)
  • Sistema Nervoso Autônomo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!