Sistematização2_Helder_Costa.docx

823 palavras 4 páginas
ESQUEMA DO TEXTO “ OS DIÁLOGOS EM INTERNETÊS: TESE DE DOUTORADO DEFENDIDA NA USP ANALISA A LINGUAGEM DE PROCESSOS INTERACIONAIS NA INTERNET” Por Marcelo Módulo e Henrique Braga

1 – De que trata o texto?
O texto aborda a crítica feita ao texto de Artaxerxes Tiago Tácito Modesto “ Processos Interacionais na Internet: Análise da Conversação Digital” por Marcelo Módulo e Henrique Braga na sua tese de doutorado “ Os Diálogos em Internetês: Tese de Doutorado Defendida na USP Analisa a Linguagem de Processos Interacionais na Internet.” Isto subentende-se do descrito pelos autores no primeiro parágrafo do texto após exporem a sua ideia (surgimento da Internet no Brasil nos anos 90 e com isso uma infinidade de géneros textuais ligados a comunicação na Internet), descrevem como se lê: “ Desvendar um pouco dessas novas estruturas é o que nos propõe o doutorado de Artaxerxes Tiago Tácito Modesto”. 2 – Cite três argumentos utilizados pelo autor para defender sua tese.
No segundo parágrafo o autor apresenta os seguintes argumentos para justificar a sua tese: “ Você pega o livro, olha a capa, a contracapa, folheia sensualmente suas páginas e escolhe, livremente, aquela que quer ler”.
“ Você estabelece o próprio ritmo de apreensão do escrito, seja ele ciência, seja ficção”.
Mostrando as vantagens e o controlo da situação por parte do leitor.
No terceiro parágrafo podemos retirar o seguinte trecho “ Tenho que ver jogo de time de que não gosto, pedaço de novela babaca, entrevistas sem sentido, assassinatos sem conta, tudo num volume superior ao que eu suporto, mas que não tenho como regular, pois estou sem controlo remoto nas mãos”.
Apresenta aqui as desvantagens conforme o trecho no início do terceiro parágrafo “ Já a telinha é autoritária “ justificando conforme descrito acima.
3 – A que conclusão chegou o autor?
O autor conclui a sua tese no quinto parágrafo do texto e finaliza com o seguinte texto ‘ E ele ainda merece uma oportunidade. Ou não? “
“ ele”

Relacionados