SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNNCIA DE ENFERMAGEM NAS FASES DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCENTE

3995 palavras 16 páginas
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNNCIA DE ENFERMAGEM NAS FASES DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCENTE

NATAL/RN
SETEMBRO/2012

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é oriundo da disciplina Atenção Integral à Saúde III e tem por finalidade apresentar a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) voltada para o adolescente.
Sabendo-se que esta é uma fase de grandes mudanças psicológicas, comportamentais e corporais, e que, as mesmas merecem atenção para um crescimento e desenvolvimento de qualidade nestes jovens, esta fase da vida não pode ser negligenciada pelos profissionais de saúde.
É de grande importância o entendimento dessas mudanças por parte dos profissionais de saúde, para que estes possam saber comportar-se diante desta população e intervir de maneira mais adequada.
Por isso, enfatizaremos neste trabalho todas as alterações que ocorrem na adolescência, todos os desenvolvimentos que serão adquiridos, como esses jovens reagem às mudanças, quais os focos para a promoção de saúde, como se dá uma educação e orientação sexual e como atender a família desses jovens durante esse processo e estágio.

DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO

A adolescência é um tempo de rápido amadurecimento físico, cognitivo, emocional e social, se divide em adolescência inicial (11 á 14 anos), intermediária (15 á 17 anos) e tardia (18 á 20 anos), mas tendo como base a Organização Mundial de Saúde (OMS) a adolescência compreende o período entre 10 e 19 anos. Vários termos são atribuídos á adolescência entre eles temos a puberdade, que se divide em pré-puberdade, puberdade e pós-puberdade, nesse período temos uma grande atividade hormonal que vão atuar nas características sexuais primárias que está relacionada os órgãos internos e externos que realizam a função reprodutiva, e as características sexuais secundárias que são as mudanças que ocorrem em todo o corpo.
Os hormônios também

Relacionados