Sistematização de sociologia

Páginas: 10 (2326 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2010
TAREFA DE SISTEMATIZAÇÃO

Curso: Administração
Matéria: Sociologia do Trabalho e das Organizações

a) A contribuição da sociologia para a compreensão dos problemas sociais.
Dizer que a sociologia estuda a sociedade é algo muito amplo. Durkheim foi um dos primeiros pensadores a descobrir isso. Para ele o foco seria concentra-se na analise dos fatos sociais.
Para Durkheim – fato social étoda maneira de agir, faixa ou não suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter.
Durkheim diz que os fatos sociais caracterizavam-se por serem exteriores, coercitivos e objetivos.
Exterior, estão “fora” do individuo sãoprovenientes da sociedade, não são algo biológicos, mas uma herança essencialmente social.
Concluímos que a sociedade impõe padrões.

Coercitivos, ou seja, são obrigatórios, impostos ao individuo pela coletividade.
Ex. Os impostos, ou as normas de trânsito. As normas as regras e convenções de cunho “moral”.

Objetivos, não depende da vontade do individuo, não depende das manifestações individuais,o fato de você não gostar de tal regra ou lei e decidir ignorá-la ou desrespeitá-la, ela não vai deixar de existir. Durkheim afirma que os fatos sociais “apresentam uma existência própria.

a) As principais diferenças entre o pensamento de Durkheim, Max Weber e Karl Marx em relação à concepção de sociedade e ao processo de conhecimento

O que influenciou o pensamento de Èmile Durkheim foio positivismo. A maior influencia se deu pelo fato de o autor preservar a preocupação com a “ordem Social,” característica do pensamento positivista.

Outra influência marcante de Durkheim: é a corrente que deu origem ao chamado organicismo. Na Biologia o autor foi buscar elementos para elaborar a relação que se estabelece entre um organismo vivo e a sociedade.

Durkheim buscava compreenderporque as pessoas viviam em sociedade.

O método funcionalista de Durkheim “compara” o funcionamento da sociedade ao e um corpo. Através dessa comparação é possível perceber como Durkheim elabora a noção de “interdependência”.

“a sociedade é um fenômeno sui generis”, ou seja, é algo único, é “muito mais do que a simples soma de indivíduos que a compõem” diz ainda que o que interliga as pessoase faz com que elas se agrupem e formem sociedade é o que ele chamou de solidariedade social.

O pensamento de Max Weber foi baseados na filosofia de Nietsche(1844-1900), da qual o pensador herdou uma visão bastante realista (até pessimista) da realidade, a analise de Karl Max (1818- 1883) da sociedade capitalista, e se preocupava com as questões entre mundo da política e o da Ciência.

Parao Autor a ação social é uma conduta humana (por isso social). Quando a pessoa pratica essa ação, ela se refere à outra(s) Pessoa(s).

Weber distingue quatro tipos de ação social

Ação racional com relação a fins: o sujeito, nesse caso, age motivado pela análise fria e racional dos meios de que dispõe para alcançar um objetivo.

Ação tradicional: esse tipo de ação tem como motivação astradições e hábitos arraigados.

Ação afetiva: o autor considera que as condutas ditas afetivas são as que menos se utilizam de racionalidade como estímulo. Sentimentos como raiva, amor, ciúmes, inveja, vingança.

O pensamento de Marx. se destacou pelo caráter crítico. Sempre envolvido com a militância política, o foco de suas preocupações estava voltado para a classe operária e para a construção deuma nova sociedade baseada no comunismo.

Para o Autor o trabalho é a principal atividade humana, aquela por meio da qual ele humaniza a natureza, e a si mesmo e estabelece relações sociais.

Marx identifica um paradoxo:
O mesmo trabalho que humaniza o homem pode aliená-lo.

Na dinâmica capitalista, o operário não é proprietário dos meio de produção com os quais trabalha. A única coisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sistematização da sociologia
  • Sistematização
  • Sistematização
  • Sistematização
  • sistematização
  • Sistematização
  • sistematizaçao
  • SISTEMATIZAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!