Sistematização da assistência de enfermagem: uma revisão de literatura.

Páginas: 18 (4273 palavras) Publicado: 24 de julho de 2012
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: uma revisão de literatura.

Luciana Ap. Ribeiro Ramos


1.INTRODUÇÃO

Escolhemos esse tema levando em consideração a importância da assistência de enfermagem aos pacientes, norteado pelo processo de enfermagem que direciona o cuidado, o planejamento e as possíveis condutas frente a cada situação.
Outro fator que nos motivouaprofundar o tema é que apesar de não ser um instrumento novo de trabalho, visto que o mesmo vem sendo desenvolvido e implementado a partir de 1998 no estado de São Paulo por meio da Decisão do COREN – SP 008/98, posteriormente o COFEN estendeu a exigência a todo território nacional com a Resolução 272/02, que no ano de 2009 foi revogada com publicação da Resolução 358/2009 em Diário Oficial daUnião, nas quais torna obrigatória a sistematização da assistência de enfermagem por meio das fases do processo de enfermagem, sua aplicabilidade ainda mostra a necessidade de trabalhos que legitimem sua importância na prática profissional ganhando espaço em todos os ambientes assistenciais.
O processo de Enfermagem surgiu, na verdade, em meados do século XX nos Estados Unidos como umaconseqüência da necessidade da construção de um corpo de conhecimento próprio que definisse o papel do enfermeiro na equipe de saúde.
O processo de enfermagem é uma tentativa de melhorar a qualidade da assistência ao paciente. A assistência de enfermagem é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente, sendo então redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratamento possam teracesso ao plano de assistência. Quando esse plano não é redigido observam-se omissões e repetições. Não havendo um plano escrito, o paciente precisa repetir informações pessoais e preferenciais a cada pessoa que o assiste. Existindo um plano escrito, cada enfermeira é capaz de prestar assistência que inclua as preferências individuais e as necessidades do paciente. Isso contribui para continuidadeda assistência de enfermagem. (ATKINSON, 1989).
Outro beneficio para o paciente é a participação na assistência. Se o paciente se encontrar em condições de cooperar com o plano de assistência da enfermagem, ele adquire experiência na resolução de problemas de assistência à saúde. Além disso, se os pacientes forem envolvidos no desenvolvimento dos planos de assistência, torna-se mais provável quecolaborem com os objetivos do plano dessa assistência. (ATKINSON, 1989).
Além dos benefícios para o paciente, o uso de um processo de enfermagem apresenta muitas vantagens para a enfermeira. (ATKINSON, 1989).
Carpenito-Moyet (2005) relata que, por definição, diagnostico é o estudo cuidadoso e critico de algo, para a determinação de sua natureza. A questão não é se os enfermeiros devemdiagnosticar, mas o que podem diagnosticar.
Para Tannure e Gonçalves (2008) o processo de enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Após a escolha da teoria de enfermagem, torna-se necessária a utilização de um método cientifico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
Santana e Carvalho (2000 apud, 2008)afirmam que o processo de enfermagem é o paradigma científico, sem outra alternativa até o momento atual, de que a enfermagem deve lançar mão para ser reconhecida e consolidada como ciência.
Para Stanton et al. (2000 apud TANNURE; GONÇALVES, 2008), o processo de enfermagem propicia ordem e direção ao cuidado de enfermagem, sendo a essência, o instrumento e a metodologia da prática de enfermagem,ajudando o profissional enfermeiro a tomar decisões e a prever e avaliar as conseqüências.
Tannure e Gonçalves (2008):
Acreditamos que a autonomia na profissão só será adquirida quando toda a classe começar a utilizar essa metodologia científica em suas ações – ou seja, quando estiver em prática a aplicação sistemática do processo de enfermagem.
Segundo Doenges, et al. (2003), o cuidado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assistência de enfermagem em frente ao aborto: revisão de literatura
  • tecnologias e a sistematização da assistência em enfermagem
  • Sistematização da Assistencia de Enfermagem
  • Sistematização da assistência de enfermagem
  • Sistematização da assistência de enfermagem
  • Sistematização da Assistencia de Enfermagem
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!