sistemategumentar

5063 palavras 21 páginas
1 SISTEMA TEGUMENTAR
De acordo com Dângelo e Fattini (1998, p. 173) “trata-se de um sistema que inclui a pele e seus anexos (pele, unha e mamas), proporcionando ao corpo um revestimento protetor, que contém terminações nervosas sensitivas e participa da regulação da temperatura do corpo”.
Para Figueiredo e at al (2008, p.31) “pelo seu fácil acesso sob o ponto de vista clínico, nos oferece uns dos melhores indicadores de saúde. Através do seu exame inúmeras anomalias do funcionamento fisiológico do organismo podem ser evidenciadas, como alterações térmicas, ressecamento, escamações, edema e alterações de cor”.
Dentre as inúmeras funções pode-se destacar: proteção do corpo contra o meio ambiente; termorregulação corporal através da ação das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos; sensibilidade através dos receptores nervosos espalhados por todo o corpo. (FIGUEIREDO e et al, 2008, p.31). “Os pêlos são estruturas delgadas e queratinizadas, que se desenvolvem a partir de uma invaginação de epiderme. Sua cor, tamanho e disposição variam de acordo com a raça e a região do corpo”. (JUNQUEIRA ; CARNEIRO, 2004,p.366).
Para Dângelo e Fattini (1998, p.174) “os pêlos são uma característica fundamental dos mamíferos e cobrem consideravelmente parte da pele, embora estejam ausentes em algumas regiões do corpo, como a palmar e a plantar”.
No ângulo obtuso formado pela raiz do pêlo e a superfície da pele encontra-se, geralmente, um feixe de fibras musculares lisas denominado m. eretor do pêlo, cuja contração provoca a ereção do pêlo. Os ductos das glândulas sebáceas abrem-se no folículo piloso (DÂNGELO; FATTINI, 1998, p.175).
Segundo Tortora e Grabowski (2002, p. 130) “Cada pêlo (ou fio de cabelo) é composto por colunas de células mortas e queratinizadas, que são mantidas juntas por proteínas extracelulares. A haste é a porção superficial do pêlo, a maior parte da qual se projeta a partir da superfície da pele... A raiz é a porção do pêlo mais profunda em relação à

Relacionados

  • fisio
    5801 palavras | 24 páginas