sistemas

2429 palavras 10 páginas
RESPOSTAS DO TRABALHO SOBRE ORGÃOS DOS SENTIDOS

1. Identifique os setores fundamentais para o funcionamento dos sentidos?
Para a percepção de qualquer um dos cinco sentidos básicos, funcionam sempre três setores fundamentais:
Receptores: estruturas ou órgãos especiais que percebem o estímulo exterior, compreendendo: os olhos, os ouvidos, os corpúsculos sensoriais da pele e da língua, bem como as terminações nervosas da mucosa nasal.
Condutores: nervos (ópticos, olfativos, acústicos), que transmitem ao cérebro os impulsos nervosos captados pelo receptor.
Transformadores: áreas específicas do córtex cerebral, cujos neurônios interpretam os impulsos nervosos emitidos pelos sentidos.

2. Apresente as partes que compõe o globo ocular.
Cada olho (globo ocular) encontra-se dentro de uma caixa óssea protetora, denominada órbita, e apresenta basicamente uma câmara escura, uma camada de células receptoras sensoriais, um sistema de lentes para focalizar a imagem e um sistema de células para iniciar o processamento dos estímulos e enviá-los ao córtex cerebral.
O olho é composto por três túnicas dispostas concentricamente, são elas:
1º A camada externa, formada pela esclera e córnea;
2º A camada média ou túnica vascular, constituída pela coróide, pelo corpo ciliar e pela íris;
3º A camada interna ou a retina, que se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Além desses envoltórios, o olho apresenta o cristalino (lente), que é uma estrutura biconvexa transparente, que é mantida em posição graças a um ligamento circular, a zônula ciliar, que se encontra inserida sobre um espessamento da camada média, o corpo ciliar. Em frente ao cristalino existe uma expansão pigmentada e opaca da camada média, que recobre em parte, a íris.
O olho possui três compartimentos: a câmara anterior, localizada entre a íris e a córnea; a câmara posterior, entre a íris e o cristalino; e o espaço vítreo, localizado atrás do cristalino e circundado pela retina. Na câmara

Relacionados