SISTEMAS TEGUMENTAR, ENDÓCRINO, URINÁRIO E REPRODUTOR

6771 palavras 28 páginas
Introdução
O Corpo humano apresenta uma unidade entre cada minúscula célula dependendo uniformemente uma das outras para um funcionamento que resultará na saúde humana.
Cada sistema exerce sua função de forma detalhada, onde entram em ação todas as células existentes no organismo para que não ocorra a degeneração do mesmo.
Apresentaremos detalhadamente o fantástico e complexo funcionamento das variadas estruturas dos sistemas que controlam a regulação de vários órgãos e ao mesmo tempo sustém um corpo saudável.

Sistema Tegumentar
O sistema tegumentar recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de micro-organismos e a radiação ultravioleta. Converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um papel na percepção do tato, na termorregulação, na excreção de substâncias e na secreção de lipídios protetores.
É constituído pela pele (tegumento ou cútis) e os seus anexos: pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias.
A pele é composta pela epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e pela derme, de tecido conjuntivo. Subjacente, sustentando a pele e unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou tela subcutânea) de tecido adiposo.
Epiderme
A pele apresenta diferenças segundo a sua localização. A palma das mãos e a planta dos pés, que sofrem um atrito maior, possuem uma epiderme com mais do que 5 mm, constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Esse tipo de pele foi denominado pele grossa (ou espessa). Não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes. A pele do restante do corpo tem uma epiderme de 1 a 2 mm, com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada, e foi designada pele fina (ou delgada.) Podem ser distinguidas quatro camadas no epitélio estratificado pavimentoso queratinizado da epiderme: o estrato basal, o estrato espinhoso, o estrato granuloso e o estrato córneo.
O estrato basal contém as

Relacionados

  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas