Sistemas supervisórios

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
ESCOLA SENAI ENG° OCTÁVIO MARCONDES FERRAZ

Caio de Oliveira da Silva
Lucas André Corrêa

Sistemas de Bombeamentos

Ribeirão Preto
2013

Caio de Oliveira da Silva
Lucas André Corrêa

Sistemas de Bombeamentos

Trabalho Apresentadoa disciplina de manutenção ministrada pelo Professor Fábio Para a Turma de
Eletromecânica M3CT

Ribeirão Preto
2013
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO................................................................................3

2 Sistemas Supervisórios......................................................4

3 Por que uma empresa deve ter.....................................................5

3.1.1 Confiabilidade e Alarmes..................................................................6

4 Coclusão.............................................................................................7

5 Referencias............................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de nos ensinar mais sobre os sistemas supervisórios que permitem que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou de uma instalação física. Taisinformações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipuladas, analisadas, armazenadas e, posteriormente, apresentadas ao usuário, vamos aprender um pouco de seu funcionamento.

3
2. Sistemas Supervisórios


A maior preocupação das empresas é aumentar a produtividade, com excelente qualidade, para tornar-se mais eficaz, flexível, competitiva e,sobretudo, mais lucrativa. Desse modo, investir em tecnologias de ponta e soluções sofisticadas é o primeiro passo para alcançar esse objetivo e, consequentemente, conquistar o mercado. Com o passar dos tempos, o advento do microprocessador tornou o mundo mais fácil de se viver.
A utilização de microcomputadores e computadores no dia a dia nos possibilitou comodidade e rapidez. Na indústria tem-se anecessidade de centralizar as informações de forma a termos o máximo possível de informações no menor tempo possível. Embora a utilização de painéis centralizados venha a cobrir esta necessidade, muitas vezes a sala de controle possui grandes extensões com centenas ou milhares de instrumentos tornando o trabalho do operador uma verdadeira maratona. O sistema supervisório veio para reduzir adimensão dos painéis e melhorar a ligação entre o controlador e o sistema.
Baseados em computadores ou microcomputadores executando softwares específicos de supervisão de processo industrial o sistema supervisório tornou-se a grande vedete da década de 80. O supervisório é um software destinado a promover a ligação entre o controlador e o sistema, proporcionando a supervisão de um processo através detelas devidamente configuradas.
Possui telas que representam o processo que podem ser animadas em função das informações recebidas pelo CLP, controlador, etc.
Por exemplo: no acionamento de uma bomba, a representação na tela mudará de cor informando que a mesma está ligada; se um determinado nível varia no campo, a representação na tela mudará informando a alteração de nível.
O supervisóriolê e escreve na memória do CLP ou controlador para a atualização das telas. UFRN - CT - DCA 82 Controladores Lógicos Programáveis. Quando falamos de supervisão temos a ideia de dirigir, orientar ou inspecionar em um nível hierárquico superior.
Através do sistema supervisório é possível de ligar ou desligar bombas, abrir ou fechar válvulas, ou seja, escrever na memória do CLP. Atualmente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Supervisório
  • Sistemas Supervisórios
  • Sistema Supervisorio
  • sistema supervisório
  • Sistema supervisório
  • Sistemas Supervisórios
  • Sistemas Supervisórios
  • Sistema supervisório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!