sistemas produtivo

Páginas: 29 (7049 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
INOVAÇÃO NA MANUFATURA
NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Dagoberto Lorenzetti





Perguntas :

1. Detalhe com a sua opinião sobre os pilares da Toyota ?
2. Demonstre como funciona o Just in time no Sistema Toyota de produção ?
3. Monte como você utilizaria as ferramentas de autonomação e Kanban, na área de serviço ?
4. Informe qual foi o entendimento sobre asferramentas Poka-Yoke e Andon. Demonstrando um caso prático destas ferramentas em serviços e não na industria.
5. Quais são as diferenças sobre gorika e Heijunka ?
6. Qual foi o seu entendimento sobre as ferramentas, Shoninka e Shojinka ?
7.
Conteúdo

Taiichi Ohno e a inovação na Toyota.
Os pilares do STP
O Just-in-Time
A Autonomação
Kanban
A troca rápida de ferramentas
Os dispositivosPoka-Yoke
Administração por controle visual: Andon
A sincronização Gôrika
O nivelamento Heijunka
Mão-de-obra Mínima (Shoninka) e Flexível (Shojinka)
A New United Motors Manufacturing, Inc.
O DNA do Sistema Toyota de Produção
Para saber mais

Taiichi Ohno e a inovação na Toyota.

Taiicho Ohno, considerado o “pai do Just-in-Time”, nasceu na Manchúria, China, em fevereiro de 1912. Logoapós sua formatura no departamento de Engenharia Mecânica da Escola Técnica de Nagoya1, em 1932, começou a trabalhar na Toyoda Automatic Loom Works (Teares Automáticos Toyoda). Em 1943 transferiu-se para a Toyota Jidôsha, Automóveis Toyota, anteriormente divisão automobilística da Toyoda Automatic Loom Works. Esta divisão tornara-se independente da empresa-mãe e adotora o nome de Toyota Jidôsha(Automóveis Toyota) em 19372. Em 1949 Ohno foi promovido à função de chefe da fábrica de motores. Em 1954 ascendeu à posição de diretor. Foi promovido a diretor administrativo em 1964, diretor administrativo sênior em1970 e a vice-presidente executivo, em 1975. Aposentou-se em 1978 assumindo a presidência do Conselho de Administração da Toyoda Automatic Loom Works. Faleceu em 1991.
Ao iniciar seustrabalhos na Toyota não possuia experiência anterior neste tipo de indústria. O Sistema Toyota de Produção (STP), dizia, surgiu da necessidade. Observador, perseverante e criativo, é possível que o fato de não ter sido exposto anteriormente ao ambiente da indústria montadora automobilística tenha-o livrado do fenômeno da “prisão de paradigma” e, portanto, facilitado a concepção de umaabordagem revolucionária e criativa para a administração da produção e operações.

Taiichi Ohno foi responsável, juntamente a colaboradores e às equipes de funcionários da Toyota, entre outras, pelas seguintes inovações e desenvolvimentos3:

1947: Operação de 2 máquinas por operário. Lay-out paralelo ou em “L”.
1948: Sistema de produção “puxada” na oficina de usinagem de motores4. A empresaenfrentava dificuldades devido à crise do pós-guerra, ao desaparecimento das encomendas do governo militar japonês e à alta inflação. A demanda era reduzida e espalhada entre um número elevado de modelos. O sistema convencional, “empurrado”, não era economicamente viável naquelas condições. No novo sistema que concebeu, cada operador movia-se para a estação de trabalho imediatamente anterior apenas parabuscar os itens necessários ao trabalho do momento. De maneira semelhante a um comprador em um supermercado. O processo anterior teria, então, a responsabilidade de reabastecer a “prateleira”. O objetivo era conseguir controlar os estoques (de matéria prima, componentes, material em processo e produto acabado)
1949: Eliminação dos estoques intermediários na fábrica de motores, graças aosistema “puxado”. Multifuncionalidade: operários “polivalentes” começaram a operar 3 ou 4 máquinas simultâneamente5. Ainda neste ano Ohno solicitou aos trabalhadores que inspecionassem seus próprios serviços, melhorando a qualidade na linha de montagem e, simultaneamente, baixando os custos pela eliminação de cargos de inspetores.
1950: Implantação do sistema “puxado” nas diversas áreas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema produtivo
  • Sistemas produtivos
  • Sistema Produtivo
  • Sistemas produtivos
  • Sistemas Produtivos
  • sistema produtivo
  • Sistemas Produtivos
  • SISTEMAS PRODUTIVOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!