Sistemas_Politicos_e_Politicas_Empresariais

767 palavras 4 páginas
FÓRUM AULA 3 – SISTEMAS POLITICOS E POLITICAS
EMPRESARIAIS

Os sistemas políticos atuam diretamente na forma como o estado se posiciona em relação à economia: se intervém ou não na economia. Diante dessa do exposto apresente suas considerações sobre o posicionamento do Estado na economia na sociedade atual de modo a demonstrar como a forma como o liberalismo, o keynesianismo e o neoliberalismo são organizados e afetam a vida das organizações, as políticas empresariais e a sociedade? Argumente com exemplos.
Obs. Para responder essa questão você precisa saber o que são liberalismo, o keynesianismo e o neoliberalismo e suas conseqüências na sociedade.
Curso: Administração Pública
Unidade Curricular: Ciência Política
Professor: João Nunes da Silva
Polo: Arraias
Acadêmico: Josemar Jose Napunuceno

Liberalismo é o nome dado à doutrina que prega a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do estado na economia e na vida das pessoas. Em outras palavras, o liberalismo defende a idéia de que o Estado deve dar liberdade ao povo, e deve agir apenas se alguém lesar o próximo (conhecido como Princípio do Dano). No mais, em boa parte do tempo, as pessoas são livres para fazer o que quiserem, o que traz a idéia de livre mercado.
Além de construir uma imagem positiva do individuo, o liberalismo defender a idéia de igualdade entre todos. O direito que o homem tem de agir pelo uso da sua própria razão, segundo o liberalismo, só poderia garantir-se pela defesa das liberdades. No aspecto político, o liberalismo demonstra que um regime monárquico, comandado pelas vontades individuais de um rei, não pode colaborar na garantia à liberdade, pois a vontade do rei subjuga o interesse social, impedindo os princípios de liberdade e igualdade.
Por Emerson Santiago http://www.infoescola.com/filosofia/liberalismo/ Keynesianismo é uma teoria econômica consolidada no século XX.
A economia capitalista fez

Relacionados