Sistemas opewracionais

1105 palavras 5 páginas
Disciplina Fundamentos de Sistemas Operacionais .

Santo André, 27 de Março de 2012
Etapa 1
Funções Básicas dos Sistemas Operacionais
Um sistema operacional possui inúmeras funções, mas antes de começar o estudo dos conceitos e dos seus principais componentes é importante saber primeiramente quais são suas funções básicas. Nesta introdução, as funções de um sistema operacional são resumidas em duas, descritas a seguir: * Facilidade de acesso aos recursos do sistema
Um computador ou sistema computacional possui diversos dispositivos, como monitores de vídeo, impressoras, unidades de CD/DVD, discos e fitas magnéticas. Quando utilizamos um desses dispositivos, não nos preocupamos com a maneira como é realizada esta comunicação e os inúmeros detalhes envolvidos nas operações de leitura e gravação.
Para a maioria dos usuários, uma operação como a leitura de um arquivo em disco pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas específicas, controladas pelo sistema operacional, responsável pelo acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória e, finalmente, informar ao programa a conclusão da operação.
Cabe, então, ao sistema operacional, servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando esta comunicação transparente, além de permitir um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, é denominado máquina virtual e está presente na maioria dos sistemas modernos.

É comum pensar-se que compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas fazem parte do sistema operacional, mas, na realidade, estes recursos são apenas utilitários, destinados a facilitar a interação do usuário com o computador. * Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida
Em sistemas onde diversos usuários

Relacionados