sistemas operacionais

Páginas: 15 (3720 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Logs são arquivos gerados pelo sistema operacional informando sobre algo que tenha ocorrido dentro do sistema. Há logs de aplicativos, de segurança e de sistema.
Não conheço ferramentas de análise de log, porque a melhor, sem sombra de dúvida, é o olhar do administrador de sistema. Se o administrador não verificar os logs, não adiantará instalar ferramentas, porque dessa forma, osresultados serão os mesmos.
Por exemplo: um log gerado por uma tentativa de invasão. Com ou sem ferramenta, o administrador terá que ler o log, verificar o ocorrido, se houve ou não êxito e tomar medidas cautelares para evitar novas tentativas.
No Windows como no Unix ou Linux, logs são arquivos de texto que você poderá ler com qualquer aplicativo como bloco de notas.
Com relação aoDaemon, ele é um aplicativo que roda em segundo plano (background) sem a intervenção do usuário. Geralmente eles tem nomes que terminam com a letra "d": syslogd é o daemon que gerencia o log do sistema.
UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de Internet, assim como o TCP. A diferença é que o UDP não solicita confirmação de recebimento dos pacotes enviados. Ele apenas os envia. OTCP (Transfer Control Protocol) espera sempre pela confirmação de recebimento dos pacotes enviados. Caso não seja confirmada, os pacotes retornam para serem reenviados. Isso torna o UDP um protocolo mais ágil, mas que deve ser usado apenas por aplicações ou comunicações que não necessitem de confirmação de envio/recebimento.http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060928113222AAWzux2
Em computação, log de dados é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional. Esse registro pode ser utilizado para restabelecer o estado original de um sistema ou para que um administrador conheça o seu comportamento no passado. Um arquivo de log pode ser utilizado para auditoria e diagnóstico de problemas emsistemas computacionais.
Ademais, os logs possuem grande importância para o Direito da Tecnologia da Informação. A possibilidade de identificar a autoria de ações no ambiente virtual, permitindo a responsabilização dos autores, só é possível através da análise de logs. Os logs também podem ser entendidos como provas digitais.
Muitos sistemas operativos e uma infinidade de programas decomputador incluem alguma forma de log de dados. Alguns sistemas operacionais disponibilizam um serviço de log de dados chamado Syslog (descrito na RFC 3164), que filtra e registra as mensagens destinada ao log, livrando as aplicações do ônus de manter o seu sistema de log ad hoc.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Log_de_dados




http://www.firstsecurity.com.br/tutoriais/ttrl0009.htmlGerando log Sistema Windows:

1. Clique com o botão direito em “Meu Computador” e selecione “Propriedades”; 

2. Ao abrir a janela de “Propriedades do Sistema”, selecione a aba “Avançado”;

3. No retângulo “Inicialização e recuperação” clique no botão “Configurações”;

4. Ao abrir a janela “Inicialização e recuperação”, esta tem que estar igual à imagem abaixo:

Feitosestes passos, instale o G DATA Antivírus. 

Quando ocorrer o travamento da máquina, você terá a tela azul e o log gerado no diretório padrão do Windows. Para obter o log proceda da seguinte forma: 

1. Reinicie o computador e fique pressionando a tecla F8. Até aparecer a seguinte tela:

2. Selecione a opção “Modo seguro com prompt de comando” e em seguida selecione o seu sistemaoperacional, conforme a figura abaixo:

3. Efetue Login com o seu usuário; 

4. Ao abrir o prompt digite a seguinte linha: cd\windows\minidump e pressione Enter; 

5. O Diretório padrão será o \Windows\Minidump 

6. Logo digite: dir e pressione Enter; 

7. Insira um disquete no drive A: e copie o arquivo de log com a seguinte linha de comando: copy Minimmddaa-00.dmp A: ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema operacional / comparação de sistemas operacionais
  • Sistemas operacionais
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
  • sistemas operacionais
  • sistema operacional
  • Sistema operacional
  • Sistemas Operacionais
  • Sistema operacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!