Sistemas na negociação

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO

Origem da teoria dos sistemas no campo da administração

Podemos entender que, até aproximadamente 1950, as teorias administrativas ignoravam o relacionamento entre a organização e seu ambiente externo. Após esse período, passou-se a haver esforços para tentar entende-la como um todo através de uma abordagem científica, no qualfora chamada de Teoria dos Sistemas (TS).
Ao contrario do que pensam, as bases do TS foram criadas em 1937, por um biólogo alemão chamado Ludwig Von Bertalanffy, decorrente de seu estudo sobre metabolismo, crescimento e a biofísica do organismo, o que o levou a considerar dois quesitos importantes de sua teoria:

• A importância da interdependência das partes.
• A necessidade de umtratamento complexo para uma realidade complexa, onde implique dar vários pontos de vistas para entender e lidar com uma realidade que estava se tornando cada vez mais complexa.

Mais tarde em 1951, Bertalanffy ficou conhecido como o criador da TGS (Teoria Geral dos Sistemas), teoria essa que compreendia um conjunto de outras teorias como a teoria de conjuntos, a teoria das redes, acibernética, teoria da informação, teoria dos autônomos, entre outras. O que podemos entender é que Bertalanffy foi ao longo dos anos trabalhando para aprimorar sua teoria, buscando exemplos e alguns estudos já bem sucedidos na época.
Mais tarde, a TGS foi sendo usada por diversos estudiosos, nos quais adaptaram para suas respectivas árias, procurando sempre compreender e entender as organizações e seusmeios sistêmicos.
Na década de 60 (1960), a TGS foi reconhecida na administração, onde suas idéias centrais podem ser explicadas a partir de alguns aspectos:

• Homem funcional: a interação de personalidades dentro de uma organização, pessoal ou interpessoal é fundamental para alcançar maior produtividade.
• Conflitos de papéis: dado que cada membro de uma organização influencia e/ou éinfluenciado pelos outros, acabam gerando expectativas, no qual frustradas, podem acabar gerando conflitos na organização.
• Incentivos mistos: a empresa deve encontrar um equilíbrio padrão da melhor forma que possa suprir o incentivo monetário e o não monetário, visando obter melhor desempenho de seus empregados.
• Equilíbrio integrado: a necessidade da adaptação faz com que o sistema respondade forma una a qualquer estímulo externo.
• Estado estável: para impedir o desgaste, a desintegração e o aumento da aleatoriedade (entropia), e empresa deve buscar um ambiente estável.

Em resumo, a TGS pode ser compreendida como um modelo de análise empírica, utilizado para analisar sistemas como um todo com partes inter-relacionadas, também sendo utilizado no estudo da negociação.Perspectiva da negociação em um contexto sistêmico

O enfoque sistêmico tem servido de referência para ações de pesquisa; o pensamento sistêmico como ferramenta intelectual, pode ser empregado para lidar com uma variedade de aspectos, dentre elas o dinamismo, onde as partes estão constantemente mudando de comportamentos e/ou estruturas; o probabilismo, elementos cujo comportamento é, emparte, aleatório; a integralidade, onde de certa forma as partes agem com uma unidade; a complexidade, onde a parte estudada tem inúmeros detalhes relevantes, e nenhum estudioso seria capaz de apreende todos eles e a abertura, partes embutidas em um ambiente que as afetas, e que é afetado por elas.
Através desse pensamento, é proposta uma metodologia esquemática para uma abordagem sistêmica nanegociação. Atualmente, saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional e pessoal bem-sucedida.
A negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No passado o negociador buscava resultados momentâneos; hoje esse mesmo negociador busca relacionamentos duradouros e contínuos, para que a médios e longos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Definição para processo de negociação como sistema
  • tecnicas de negociaçao,sistema organizacional
  • Negociação, administração e sistemas
  • Teoria dos sistemas na negociação
  • Sistemas de negociação eletrônica automatizada
  • Negociação baseada no sistema ganha ganha
  • TRABALHO NEGOCIACAO ADMINISTRACAO E SISTEMAS 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!