Sistemas multicas no IPv4

494 palavras 2 páginas
Disciplina: Rede de Computadores II
Sistema de multicast no IPv4
Introdução
O sistema de multicast no IPv4 consiste basicamente na entrega de um simples datagrama IP para um grupo de hosts, identificados por um único endereço IP, independentemente da sua localização em uma rede baseada em TCP/IP.
Dos métodos presentes no protocolo IP (multicasting, unicasting e broadcasting), o multicasting é o método mais pratico e aconselhado para uso quando se tem uma configuração de transmissão de dados um-para-muitos (envio de dados de uma fonte para muitos hosts), visto que com o unicasting é necessário varias copias do mesmo dado ( uma para cada host) e o broadcast não funiona em roteadores.
Grupos de hosts
Um grupo pode ser de dois tipos: permanente ou transiente. Um grupo permanente tem a característica de ter um endereço IP conhecido e permanente, que também identifica o grupo na rede. Em um grupo permanente podem existir tanto nenhum, como muitos membros. Grupos transientes são criados de forma dinâmica e só existem se pelo menos um membro fazer parte do grupo. Os endereços atribuídos aos grupos transientes são aqueles que não fazem parte dos endereços reservados aos grupos permanentes.
Membros
A associação de um host a um grupo é realizada de forma dinâmica, ou seja, um host pode associar-se ou sair de um grupo a qualquer momento. Não há restrição, também, de um mesmo host participar de mais de um grupo ao mesmo tempo. Um host não precisa ser membro do grupo para enviar dados para os membros pertencentes a este grupo.
Envio de um Datagrama IP multicast
No envio de um datagrama IP multicast, um módulo de protocolo de nivel superior ao IP especifica um endereço de grupo como destino do datagrama em vez de um endereço IP de um host em especifico. Será definido um tempo-de-vida para o datagrama, que a cada passo dados pelo mesmo na rede, é decrementado. Um valor maior que 1 deve ser especificado para que o datagrama multicast possa ser propagado

Relacionados

  • Neighbor DIscovery
    2114 palavras | 9 páginas
  • Engenharia telecom
    41647 palavras | 167 páginas