Sistemas Legais Representativos Esquim S

408 palavras 2 páginas
Sistema legal Esquimó
Os sistemas legais primitivos, será últil esquematizar em diversos costumes legais desde os tipos mais simples ao mais desenvolvidos que empregam controle governamental centralizado. Para esta finalidade, veremos os sistemas dos esquimós.
Os esqueimós dão um bom exemplos a lei, nos niveis mais baixos de organização social. O pequeno grupo, esquimó, sua organização é baseada na família bilateral não há linhagem, não há clã, não há clubes de homens ou de mulheres e não há governo. Cada grupo tem o seu chefe, aquele que pensa pelos outros, a quem todos escutam, e sabe de todas as coisas. O chefe dirige mas não governa ele indica a direção da atividade do seu povo, o chefe não exerce nenhuma autoridade legal ou judicial.
Muitos atos proibidos nestes sistemas legais eram aceitos como necessários pelos esquimós certas formas de homicídios. O homicídio repetido, a feitiçaria excessiva (o que se que se qualifica em homicio repetido) e a mentira crônica eram crimes punidos com a morte. Tal era a natureza do direito redimentar a anarquia do esquimó.
O infaticídio, a morte dos inválidos e dos anciões e o suicídio eram socialmente justificadas e legalmente permitidas há poucas ofensas legais contra a propriedade, porque não existia propriedade na terra e o empréstimo livre de gêneros, tornava o roubo sem significação, o status podia ser conseguido através de habilidade superior de caça, furto de mulheres e dos outros homens, o esquimó poderia praticar o sexo sem correr os riscos decorrentes de desfazer um lar, o roubo da mulher não era um crime porém ocorreram muitos litígios baseados nele se o homem emprestava sua mulher gozava do prestígio de um doador de presentes mas se outro homem usurpasse direitos sexuais sobre sua mulher sem permissão isso era adultério e uma ofensa á personalidade do marido, ele poderia tentar matar o ladrão da mulher, mas se fosse morto seu assassinato tinha de ser vingado mais cedo ou mais tarde o costume do esquimó que o

Relacionados

  • liderança
    90193 palavras | 361 páginas