Sistemas Integrados de Gestão Empresarial: Estudos de Casos de Implementação de Sistemas ERP

Páginas: 10 (2268 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
Etapa 6º semestre
CO - AD6A - SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTAO - Noturno
Integrantes:




Resenha: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial:
Estudos de Casos de Implementação de Sistemas ERP
Cap. 4 Benefícios e Dificuldades dos Sistemas ERP; Pag.50 a 59.

O ERP designa um sistema multimodular operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresasreunindo e integrando informações de áreas diversas como Logística, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, etc. Em suma: as ferramentas ERP vêm ajudando a integrar sistemas que antes funcionavam de modo isolado.

Vantagens e desvantagens A implantação de sistemas ERPs – como acontece com qualquer ferramenta – traz tanto vantagens quanto desvantagens para as organizações que optam pela suautilização. As principais vantagens da utilização de sistemas integrados de gestão: automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais; economia de tempo; redução de custos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade da informação disponível na organização; redução nos limites de tempo de resposta ao mercado. Entre as desvantagens estão: a elevação de custos, demora naimplantação, mudanças processuais, incompatibilidade com outros softwares, adaptação dos colaboradores, mudança cultural/organizacional e a dependência entre os setores (se um deles não alimenta o software, outro setor pode ser prejudicado até que haja o repasse da informação) e a impossibilidade de um sistema ERP em si transformar a empresa numa organização integrada.

A  importância da TI para,Porter e Millar é expressa pela utilizaçao do conceito de cadeia de valor (value chain) e sistema de valor (value system). A cadeia de valor representa o conjunto de atividades realizadas em uma empresa, divididos em duas categorias: as atividades primárias, que colaboram para agregar valor ao produto, e as atividades secundárias, ou de apoio. As atividades primárias são divididas em atividades delogística de entrada (recebimento e estocagem de m.p.), produção, logística de saída (distribuição), marketing e vendas e pós-venda. O sistema de valores, também conhecido como cadeia de suprimento (supply chain), é composto pela união das cadeias de valor de diversas empresas clientes e fornecedores formando uma cadeia completa da matéria-prima até o consumidor final em uma dada indústria, queacaba agregando valor e dando certa vantagem competitiva.

Com isso a TI adquire importância estratégica para uma empresa a partir do momento em que esta possibilita mudanças na maneira de realizar cada uma das atividades da cadeia de valor, aumentando a sua eficiência individual e principalmente por possibilitar a alteração da natureza dos “elos ”(ligações)entre as  atividades. Porter (1989)afirma que a administração cuidadosa dos elos pode ser uma fonte decisiva de vantagem competitiva quando existe uma coordenação das atividades reduzindo custos de transação, permitindo melhor  informação para finalidades de controle e substituindo operações mais caras por outras menos custosas.

O fato de os sistemas ERP serem integrados, isto é, serem um sistema único que dá suporte a todas asatividades da cadeia de valores da empresa é uma característica bastante importante de acordo com modelo de Porter e Millar. Uma dificuldade relacionada à integração está o fato de que os sistemas ERP impõem uma visão de processos àquelas empresas que os implementam, obrigando-as a compreender e transpor suas barreiras.

A TI participa nessa agilização ao tornar esses processos mais rápidos eeficientes. Porém, alterar o modo como um trabalho é executado implica em mudanças organizacionais que impactam sobre as pessoas e sobre a cultura organizacional, daí a necessidade de adotar conceitos de Gestão da mudança para facilitar a implementação dessas modificações.

Portanto, a adoção de um ERP é, por si só, um processo de mudança organizacional significativa, envolvendo alterações nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL – ERP
  • Erp
  • Sistemas integrados de gestão empresarial (erp)
  • Erp, sistema integrado de gestão empresarial
  • ERP
  • Sistema integrado de gestão com estudo de caso
  • E-gestor sistema integrado de gestão empresarial (erp)
  • Sistema integrado de gestao empresarial ERP MEC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!