Sistemas integrados de gestão empresarial (erp)

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL (ERP)
A sigla ERP - Enterprise Resource Planning traduzida literalmente, significa "Planejamento dos Recursos da Empresa", o que pode não refletir a realidade de seus objetivos. Koch, Slater e Baatz (1999) citam: "…esqueça a parte do planejamento - ele não o faz, e esqueça os recursos, é apenas um termo de ligação. Mas lembre-se da parte da empresa.Esta é a real ambição dos sistemas ERP".
Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua Cadeia de Suprimento, o que possibilita decisões inteligentes (CHOPRA e MEINDL, 2003).
Estes Sistemas, também chamados no Brasil de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais,produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresa devem ser registradas para que as consultas extraídas do sistema possam refletir o máximo possível a realidade.
Pode-se dizer que o ERP é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. É um instrumento para amelhoria de processos de negócios, como a produção, compras ou distribuição, com informações on-line e em tempo real. Em suma, o sistema permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus negócios (CHOPRA e MEINDL, 2003).
Os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram adespertar o interesse da alta administração. Em pouco tempo, houve uma evolução que consistiu no surgimento do MRP - Material Requirements Planning, passando pelo MRPII - Manufacturing Resources Planning e chegando ao Enterprise Resource Planning - ERP (STAIR, 1999).
Além disso, algumas empresas têm, com sucesso, utilizado a implementação de sistemas ERP como uma ferramenta de apoio ao Processo deReengenharia de Negócio (Business Process Reengineering - BPR) aplicado à Manufatura (KOCH, 2001).
GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES (CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Conhecido também como "Marketing de Relacionamento com Clientes" (Customer Relationship Marketing) ou Marketing 1to1®, o CRM (Customer Relationship Management) é definido como uma estratégia empresarial que permite àsempresas selecionar e administrar seus clientes com a finalidade de maximizar seu valor a longo prazo. Esse fato requer a adoção de uma filosofia de processos de negócio focados nos clientes, que suporte efetivamente marketing, vendas e os processos interdepartamentais que atuam, direta ou indiretamente, com os canais de interação com os clientes (Ekstam et al., 2001).
Para Stone et al. (1996), CRMsignifica aprender a implementar as melhores práticas de gestão de clientes, bem como os sistemas que permitem tal implementação. Semelhantemente a essa definição, Rigby et al. (2002) afirmam que CRM é o meio de edificação das estratégias e processos com o cliente, apoiado pelo software apropriado, com o propósito de melhorar a fidelidade do consumidor e, conseqüentemente, o lucro da empresa. SegundoSacco (2001), o termo CRM está associado ao desenvolvimento de ações para conquistar novos clientes, manter os atuais e, até mesmo, abrir mão daqueles que não trazem retorno. O autor enfatiza, ainda, que a conquista de um novo cliente, na maioria das vezes, é mais onerosa do que a manutenção de um cliente já existente e, devido a esse fato, as empresas passam a almejar uma postura pró-ativa paraconhecer intimamente as necessidades dos clientes existentes, em busca de uma maior fidelização.
Por meio das definições de CRM apresentadas, é possível notar que ainda não existe uma convergência para o real escopo do conceito. Isso significa que, embora CRM seja uma prática extremamente relevante no atual cenário empresarial, é difícil de ser implementada, principalmente devido à falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Erp
  • Erp, sistema integrado de gestão empresarial
  • ERP
  • E-gestor sistema integrado de gestão empresarial (erp)
  • Sistema integrado de gestao empresarial ERP MEC
  • ERP
  • ERP
  • SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ERP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!